Como preparar a casa para o outono

O mês de março é marcado pela entrada do outono, sendo a estação que antecede o inverno. Ao longo do período que se estende…

A lareira, as folhas secas e as cores que remetem ao outono.

O mês de março é marcado pela entrada do outono, sendo a estação que antecede o inverno. Ao longo do período que se estende até junho, o clima para por mudanças e as temperaturas ficam mais baixas quando comparadas ao calor intenso dos meses de verão. As mudanças características do outono também acabam influenciando no interior e exterior da casa.

Não é apenas a natureza que sofre transformações para recepcionar o outono, as pessoas também costumam fazer algumas modificações nas residências para se adaptar as características da estação. Desta forma, torna-se necessário preparar o lar para a chegada de um período com manhãs e noites mais frias.

A decoração da casa pode ser alterada para fazer referência ao outono e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Algumas propostas sugerem a troca de móveis, cores e outros complementos que marcaram presença na casa ao longo da estação anterior. Mas, na falta de verba, é interessante fazer mudanças mais sutis e focadas nos detalhes.

Dicas e ideias

A janela aberta, favorece a claridade natural.

• Procure favorecer a claridade natural dentro dos ambientes residenciais, deixando as janelas abertas pelo menos durante a manhã para a entrada de raios solares. Este cuidado diário também ajuda a combater ácaros e mofos.

• Com os primeiros sinais do frio, é importante deixar a casa com uma atmosfera mais aconchegante e confortável. Experimente usar têxteis mais pesados durante esta estação, como é o caso do veludo. Adotar um tapete peludo ou uma manta para decorar o sofá da sala é uma saída interessante para aquecer a área social.

• É muito importante levar em conta o clima da meia-estação e já considerar as características do inverno para fazer as mudanças dentro de casa. Desta forma, se a verba permitir, invista numa lareira para proporcionar momentos de aconchego nos dias mais frios do ano. Consulte um especialista para escolher o tipo ideal de acordo com a casa, podendo ser elétrica, a gás ou a lenha.

Ambiente moderno decorado com as cores do outono.

• Como as cores são responsáveis por causar estímulos e sensações, é importante escolher os tons ideias para decorar cada ambiente. No outono, opte pelos tons mais quentes (vermelho, amarelo, laranja) ou cores relacionadas a terra (bege, chocolate, marrom, café, tabaco).

Leia Também:  Coleção Moleca Inverno 2012

• Na parte externa da casa, é muito importante se preocupar com a manutenção dos jardins. Nesta época do ano as plantas entram em hibernação, o que exige mais empenho na hora de adubar, regar e remover resíduos.

Aproveite as dicas e deixe sua cada pronta para receber a próxima estação.

Top