Como preencher cheque

O cheque é menos utilizado do que o cartão de crédito quando o assunto é condição de pagamento. Os comerciantes preferem pagar uma taxa…

Por Élida Santos em 24/02/2012

Use letra legivel (Foto: Divulgação)

O cheque é menos utilizado do que o cartão de crédito quando o assunto é condição de pagamento. Os comerciantes preferem pagar uma taxa para a financeira e ter a certeza que o dinheiro será recebido do que correr o risco de receber um cheque sem fundo. Porém, para alguns tipos de transações a folha que tem valor de dinheiro ainda é muito utilizada.

Alguns clientes não pagam para receber o beneficio, mas já outros precisam custear uma tarifa por folha impressa. Por isso, é preciso ter atenção na hora de preencher o documento. Qualquer que seja a rasura, distorção na letra ou problema com relação aos dados informados, o cheque não é compensado, sendo devolvido à pessoa que fez o depósito bancário, causando, um super transtorno.

Preste atenção em todos os campos (Foto: Divulgação)

No momento em que estiver efetuando o preenchimento fique atento para não perder a concentração e errar. Coloque o valor no campo em que os números devem ser escritos, depois, na linha de baixo, escreva por extenso a quantia que deverá ser paga pelo documento. Em seguida, não deixe espaço em branco, pois fraudadores podem utilizar essas lacunas para alterar os valores especificados.

Preste atenção na assinatura (Foto: Divulgação)

Por fim, coloque a data. Algumas pessoas utilizam a modalidade pré-datado, onde debaixo do local reservado para a data é colocado a frase: “bom para (e o dia que deve ser depositado)”. Mas esse acordo não é oficial, pois se você preencher o cheque hoje e quiser que seja depositado daqui um mês, a pessoa pode respeitar isso, ou não. Agora se você colocar a data em que ele deve realmente ser depositado o banco não compensa o cheque antes.

A assinatura também deve estar similar a que consta no cartão autenticado do banco, se não o item não é trocado por dinheiro. Se tiver mais de um cartão de assinatura em diferentes instituições financeiras, você pode se confundir, por isso guarde algum lembrete com você, ou opte por apenas uma assinatura. Lembre-se que se o cheque voltar a sua credibilidade que estará em jogo, por isso, aja com atenção, para que em uma próxima oportunidade o seu crédito esteja intacto.

Top