Como Plantar um Pomar no Quintal de Casa

Nada como viajar para o campo e aproveitar aquela sombra gostosa de uma linda árvore frutífera comendo um dos seus frutos fresquinhos e ouvindo…

Nada como viajar para o campo e aproveitar aquela sombra gostosa de uma linda árvore frutífera comendo um dos seus frutos fresquinhos e ouvindo o som maravilhoso dos pássaros. Se você gosta tanto dessa vida camponesa, saiba que é possível trazer um pouco desse ambiente bucólico para a cidade, pelo menos ao seu quintal. Portanto, se você tem um quintal grande com espaço com terra, aprenda como plantar um pomar no quintal de casa.


As frutas plantadas em casa são livres de agrotóxicos, são ótimas para o consumo e ainda contribuem para uma boa economia na hora de ir à feira, ao supermercado ou à quitanda. Além do mais, as árvores frutíferas são coloridas e atraem muitos pássaros, que passam a alegrar o seu quintal, para o divertimento das crianças.

Antes de começar a plantar o seu pomar, atente-se às espécies a serem escolhidas. Elas não devem gerar árvores muito grandes, pois podem danificar as paredes, o carro ou machucar alguém. Por isso, mangueiras e abacateiros devem ser evitados.

As variedades de plantas frutíferas devem ser escolhidas de acordo com o clima e com o solo da sua cidade. Para tanto, peça a ajuda de um jardineiro ou de um agrônomo. Plante, de preferência, variedades enxertadas ao invés de plantar as suas sementes, pois esse processo pode ser muito duradouro e algumas sementes podem não vingar, causando a sua frustração.

Então, ao chegar em casa, abra imediatamente uma cova quadrada no chão de aproximadamente 80 x 80 x 80 cm. Depois, coloque um pouco de terra fofa e coloque a sua arvorezinha, espalhando as suas raízes sobre o monte. A raiz mais forte deve ficar direcionada para o vento, pois ela aguentará mais firme que as outras. Molhe toda a cova com um fertilizante próprio diluído em água. Em seguida, cubra com o resto da terra retirada do buraco, deixando o broto ou a soldadura acima do nível do solo.

Leia Também:  23 de maio: Dia da Juventude Constitucionalista

A adubação é um ponto muito importante para ter uma árvore bonita e saudável. Os adubos próprios para plantas frutíferas podem ser encontrados em lojas especializadas. Eles devem ser diluídos em água para serem aplicados na planta uma vez por mês. Os produtos ricos em potássio proporcionam uma ótima floração e frutificação da árvore.

A manutenção das árvores é essencial para o seu bom crescimento. Por isso, verifique com um especialista quando a poda e a troca do substrato devem ser feitos. Por fim, é importante saber que toda planta precisa do sol para fazer a fotossíntese. Sendo assim, as árvores devem ficar em local que seja sempre iluminado pelo astro-rei.

Porém, se o seu quintal é pequeno ou possui apenas uma pequena área com terra, também é possível ter um pomar. Para tanto, escolha variedades de frutas que tenham árvores anãs. Maçãs, nectarinas, pêssegos, ameixas e cítricas possuem as suas espécies anãs. Além de darem bons frutos, elas deixam o seu quintal charmoso e chamativo.

Ter um pomar no quintal de casa é bastante saudável e proporciona ótimos momentos para a família. Entretanto, é preciso ter muita paciência e cuidado para que as árvores cresçam fortes e com inúmeros frutos. Por isso, saiba como plantar um pomar no quintal de casa.

Top