Como planejar casamento sem gastar muito

Casamento e felicidade não são sinônimos de luxo e dívidas eternas. É possível planejar cerimônia e recepção maravilhosas, fazendo economia. Veja algumas dicas para…

Casamento e felicidade não são sinônimos de luxo e dívidas eternas. É possível planejar cerimônia e recepção maravilhosas, fazendo economia. Veja algumas dicas para planejar casamento sem gastar muito.

Uma mesa simples e elegante (Foto: Divulgação)

Planejamento

A palavra de ordem para economizar no casamento é “planejamento”. Isso quer dizer pesquisa e antecedência. Normalmente, quem já dispõe de algum dinheiro para isso começa a preparar tudo, um ano antes. Se o casal sabe que passará por aperto financeiro, então precisa correr atrás das coisas, com mais de um ano de antecedência. É imprescindível visitar diversas agências, fazer orçamentos e verificar com qual delas é mais viável ficar. A partir disso, já é possível ter uma noção do quanto será gasto e de quantas pessoas poderão ser convidadas. Nos meses seguintes, o casal deverá juntar mais dinheiro, garantindo que tudo possa ser feito. Somente quando tiverem certeza podem marcar a data e contratar o buffet.

Horário e local da recepção

Muitos casais têm o sonho de se casarem na igreja. Porém, pode ser mais barato realizar a cerimônia no local onde será feita recepção. Isso irá diminuir os gastos com a decoração, por exemplo. Tudo é feito num mesmo lugar. Assim, pode-se caprichar mais em outros detalhes da festa.

Ideias baratas para a decoração das mesas (Foto: Divulgação)

Outro detalhe que pode ajudar a economizar é o horário da festa. Recepções tradicionais, feitas à noite, demandam mais gastos com o jantar e o café da manhã. Já os alimentos comumente servidos em festas diurnas saem mais barato. Esta também é uma opção para se casar gastando menos.

Roupas e outros detalhes

Quem vai se casar com pouco dinheiro deve afastar a ideia de comprar os trajes. Isso sai muito mais caro. É preferível alugar as roupas do noivo e o vestido da noiva. Certamente, os dois encontrarão inúmeras opções que os agradem.

Continuar Lendo  Shampoos e condicionadores para cabelos oleosos

É sonho de todo casal adquirir tudo do bom e do melhor, para o seu casamento. Porém, também é possível conseguir coisas lindas, gastando menos. Não é preciso, por exemplo, comprar os convites mais pomposos do mercado. A dica é optar por modelos mais simples, pois o que importa é o valor que eles têm. Outra forma de economizar é fazer os próprios convites. É fácil e barato. Quem é que não tem uma amiga ou algum parente que conhece técnicas de artesanato? Peça ajuda a alguém ou, simplesmente, faça você mesmo. Basta comprar todo o material, em lojinhas especializadas, montando os convites. Há casais que imprimem, por exemplo, uma foto, com os dizeres sobre ela.

A simplicidade também traz felicidade (Foto: Divulgação)

Para finalizar, aproveite a antecedência e faça lembrancinhas de casamento ou detalhes da decoração, em casa. Existem inúmeras opções legais na internet e você poderá deixar tudo personalizado. O importante é ser criativo e paciente, pois dá para fazer coisas lindas, gastando muito menos.

Veja ideias para fazer os convites: Convites de casamento barato e bonito: como fazer

Aprenda a fazer arranjos de mesa: Arranjos de mesa para casamentos – Modelos, como fazer

Top