Como pintar móveis de fórmica

Os móveis de fórmica fazem parte da decoração de muitas casas, integrando cozinhas, quartos, salas, entre outros ambientes. O material tem como principal característica…

Os móveis de fórmica fazem parte da decoração de muitas casas, integrando cozinhas, quartos, salas, entre outros ambientes. O material tem como principal característica a superfície extremamente lisa. Ele também é resistente ao calor e a umidade, além do que garante fácil limpeza.

O móvel de fórmica pode ganhar um novo visual com uma pintura. (Foto:Divulgação)

Se por acaso a peça em fórmica está envelhecida ou por fora das tendências, é possível reformá-la através de uma nova pintura.

A escolha da tinta

A fórmica é um material liso, por isso ela costuma ser resistente a pintura. Veja alguns produtos e suas indicações para o acabamento:

Tinta acrílica PVA: fixa bem e apresenta boa cobertura, só que qualquer atrito pode acabar riscando a superfície.

Tinta spray: é considerada um pouco melhor que a PVA, mas também sobre com riscos.

A tinta epóxi é a melhor opção para pintar. (Foto:Divulgação)

Tinta epóxi: este produto é conhecido por permitir a pintura de azulejos, mas também pode ser aplicado na fórmica. O resultado do trabalho é um acabamento acetinado, com leves reflexos nos pontos onde bate luz. Outra vantagem é o cheiro bem suave da tinta, que promete não incomodar os moradores. A tinta epóxi é a melhor opção para obter uma resistência e durabilidade.

Tinta esmalte base de óleo: uma escolha popular para pintar um móvel em fórmica. O tempo da secagem pode demorar mais em comparação aos outros tipos de tinta.

Tintas de melamina: garante um acabamento robusto para o móvel em fórmica. Este tipo de tinta é mais grosso e rígido.

Móveis de fórmica: saiba como pintar

É importante que a superfície do móvel esteja livre de poeira ou gordura. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir como pintar móveis de fórmica:

Leia Também:  Sofás Chesterfield: fotos, dicas

1. Limpe a superfície do móvel usando fosfato trissódico. Este produto removerá a poeira, a gordura e também parte do acabamento brilhante, simplificando a pintura.

2. Anexe uma lixa de grão médio a uma lixadeira e passe pela superfície do móvel. O trabalho deve ser realizado até a peça se tornar suave ao toque e opaca, criando assim uma situação de aderência.

3. Usando um rolo de espuma, aplique um primer no móvel e deixe o produto secar por quatro horas. Escolha um primer formulado para superfícies lisas.

4. Use o rolo de espuma para aplicar a tinta, buscando sempre uma uniformidade no acabamento. Deixe secar. Se a pintura estiver fraca, dê uma nova demão.

5. Se houver marcas de gotejamento, basta lixar e retocar a pintura.

6. Para proteger a fórmica pintada de rachaduras, aplique uma demão de poliuretano com um pincel de boa qualidade.

A técnica de pintura em fórmica pode ser praticada em diferentes móveis, principalmente os armários de cozinha que caíram na monotonia.

Top