Como pintar madeira

Quando algum móvel apresenta sinais de que está ficando velho e a pintura está descascando, a maioria das pessoas pensa em comprar um novo…

Quando algum móvel apresenta sinais de que está ficando velho e a pintura está descascando, a maioria das pessoas pensa em comprar um novo para substitui-lo. Porém, existe a possibilidade de reformar o móvel e deixa-lo novinho.  Saiba mais sobre o assunto e veja como pintar madeira.

Os móveis devem ser lixados. (Foto: divulgação)

Reformando os móveis de madeira

Muitas pessoas ainda não possuem o hábito de reformar, de pintar o móvel de madeira. Entretanto, essa é uma excelente alternativa para quem não tem muito dinheiro para investir em um móvel novo, ou então não pretende se desfazer da peça por lhe trazer boas recordações afetivas.

Não é necessário mandar alguém realizar a nova pintura, ela pode ser feita em casa com alguns cuidados, deixando o móvel com uma aparência muito nova. É preciso aprender como fazer a pintura na madeira corretamente.

Passo a passo como pintar madeira

Os móveis podem ser pintados de várias cores. (Foto: divulgação)

1. Passo 1: se o móvel possuir cômodas e gavetas é preciso retira-las. E se quiser trocar os puxadores nesse momento.

2. Passo 2: lixe os móveis para que ele seja reformado. Porém, se o móvel que você deseja pintar não tiver verniz ou cera, não precisa lixá-lo.

3. Passo 3: depois de lixa-lo, conserte as imperfeições do móvel, como as partes batidas e lascadas. Use a massa acrílica ou massa para madeira.

4. Passo 4: aplique a massa e espere secar, lixando os excessos. Em seguida, passe um pano seco para tirar o pó acumulado.

5. Passo 5: aplique duas mãos de tinta branca para que o móvel seja depois colorido. Use o rolinho para pintar se o móvel for liso. Se o móvel apresenta curvas, pinte-o com uma trincha mais larga.

Leia Também:  Receitas rápidas para almoço: dicas de pratos

6. Passo 7: espalhe a tinta quando for passar o móvel. Tome cuidado com os excessos, se houver algum ponto com tinta escorrida, limpe-a rapidamente.

7. Passo 8: depois de passar a primeira mão de tinta, espere o móvel secar.
Depois da primeira demão de tinta, deixe secar o móvel. Aplique 2 ou 3 mãos de cores no móvel. Você pode escolher várias cores.

8. Passo 9:aposte nos acabamentos. Dá para se obter diversos efeitos sobre o móvel pintado usando os vernizes ou ceras específicos para isso.  Depois de seco, você pode decorar o móvel da maneira como desejar. Pode colocar desenhos e outros acessórios.

Com o material correto, os móveis podem ser reformados em casa. (Foto: divulgação)

Os móveis de madeira podem ser reformados com facilidade, somente trocando a pintura dos mesmos. É preciso apostar em uma boa tinta para pintar madeira para que o móvel fique bonito novamente. Aposte nas dicas de como pintar madeira e deixe sua casa bonita e decorada.

Top