Como pesquisar o CNPJ da empresa? Quais informações obtém a consulta cadastral?

Felipo Bellini 01/04/2022 Notícias

Pesquisar o CNPJ de uma empresa é algo comum e que pode ser bastante importante em alguns casos. Essa prática é bastante útil, por exemplo, para verificar se uma empresa de fato existe e se ela está dentro das conformidades fiscais e legais para funcionar. Isso ajuda a evitar fraudes. Veja, ao longo do texto, como pesquisar o CNPJ e que tipo de informações são obtidas nesse processo.

Conheça 7 maneiras de como pesquisar o CNPJ de qualquer empresa brasileira?

Pesquisar o CNPJ não é algo complicado, ainda mais atualmente, onde os processos estão cada vez mais informatizados. Até por esse motivo, existem sete formas de pesquisar o CNPJ de uma empresa de maneira eficiente. Conheça, logo abaixo, quais são.

Conheça 7 maneiras de como pesquisar o CNPJ de qualquer empresa brasileira

Fonte/Reprodução: original

Site da receita

No portal da Receita Federal do Brasil é possível consultar o CNPJ de uma maneira muito simples. Basta acessar a página e fornecer o número do cadastro (o CNPJ). A partir disso, são exibidas várias informações sobre a empresa em questão.

Portal do empreendedor

O site Portal do Empreendedor é outra forma de pesquisar o CNPJ de alguma empresa. Nesse caso, a plataforma serve apenas se o negócio for da categoria MEI. É necessário apenas entrar na página, acessar a seção “Já sou MEI”, seguir pelos caminhos “Emissão de Comprovante CCMEI” > “Comprovante de MEI”, e preencher os dados pedidos.

Tribunal Superior do Trabalho

O site do TST também tem a funcionalidade de consultar CNPJs. Nesse caso específico, a pesquisa serve para mostrar possíveis débitos trabalhistas associados à empresa pesquisada. Para realizar a consulta, é preciso apenas entrar na página e acessar as opções “Serviços” e “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas”, e informar o CNPJ que deve ser analisado.

Cadastro Empresa

O site especializado Cadastro Empresa também pode ajudar na hora de pesquisar o CNPJ. O procedimento é muito simples: basta digitar o número do CNPJ na barra de pesquisa (localizada no topo da página, no lado direito) e apertar “enter”.

Aplicativo CNPJ

O aplicativo CNPJ é mais uma solução para fazer as pesquisas de empresas por meio do número do CNPJ. Ele é muito funcional e, como no exemplo acima, basta dizer quais são os números que formam o CNPJ da empresa que deve ser pesquisada. A partir disso, são exibidas algumas informações cadastrais da mesma.

CADIN

Para conhecer se uma empresa tem dívidas com o setor público é necessário usar o CADIN. É preciso acessar esta página e fazer um login (ou criar um se for necessário). Uma vez logado no sistema, é possível fazer a consulta.

Cartório de Protestos

O portal IEPTB também é uma opção para fazer consulta ao CNPJ. Nesse caso, as informações obtidas aqui servem para verificar o histórico de protestos das empresas.

Por que pesquisar o CNPJ e consultar uma empresa?

Muitas coisas podem motivar alguém a pesquisar uma empresa pelo seu CNPJ, mas o motivo mais relevante associado a essa prática é a segurança. Para saber se uma empresa é séria e não fraudulenta, pesquisar o seu CNPJ pode ser um bom caminho. Essa é, na verdade, uma maneira muito fácil de saber se é seguro negociar e contratar uma empresa. E, o melhor, isso pode ser feito com poucos cliques.

Quais informações cadastrais do CNPJ se verificam numa consulta?

Diferentes tipos de dados podem ser obtidos em uma consulta pelo CNPJ de uma empresa. Veja logo abaixo algumas das informações mais comuns e o que elas significam.

Número do CNPJ

O Número do CNPJ em si é uma das informações obtidas nessas pesquisas. Esse número funciona como um registro das empresas junto ao setor público.

Nome fantasia

O nome fantasia é o termo pelo qual a empresa é reconhecida junto aos seus clientes e ao público de uma maneira geral. Ou seja, é o seu nome popular.

Nome empresarial

O nome empresarial, ou razão social, é o nome “oficial” da empresa. Esse nome é mais técnico em relação ao nome fantasia e é usado para registro feito na Junta Comercial.

Data de abertura

A data de abertura também é exibida durante a pesquisa de CNPJ. Ela indica apenas quando a empresa começou a funcionar oficialmente.

Capital social

O capital social diz respeito ao valor necessário para manter a empresa até que ela comece a dar lucro. Não apenas o dinheiro em si entra nessa conta, mas a aparelhagem da empresa também está inclusa.

Tipo

O “tipo” é um dado que indica se a empresa pesquisada é uma filial ou matriz.

Situação

Na parte destinada à “situação” é mostrado se a empresa está na ativa ou não. Essa informação é particularmente importante para quem não quer sofrer com fraudes, por exemplo.

Natureza jurídica

Por fim, a natureza jurídica indica qual é o regime jurídico ao, qual a empresa pertence. Essa definição serve, por exemplo, para dizer quais são as exigências que os sócios do negócio devem seguir.

Essas são, basicamente, as principais informações obtidas ao se pesquisar o CNPJ de alguma empresa. Não deixe de fazer esse tipo de consulta na hora de contratar uma empresa, principalmente se ela não for tão conhecida assim no mercado.

Outros artigos

Roaming Internacional Vivo

26/02/2013

Roaming Internacional Vivo

Quem é cliente Vivo tem a disposição uma série de serviços que proporcionam mais praticidade ao seu dia a dia. A empresa, que é a maior em número de clientes do Bras...