Como pescar, dicas e truques

Pode ser em um córrego, riacho, lagoa, rio ou no mar, desde que tenha água e peixe, há sempre a presença de um pescador…

Por Andre em 16/02/2012

A pescaria é uma ótima maneira de diminuir o stress do dia a dia

Pode ser em um córrego, riacho, lagoa, rio ou no mar, desde que tenha água e peixe, há sempre a presença de um pescador nesses lugares. Praticada desde os primórdios da humanidade, a pesca é uma atividade de lazer para uns e trabalho para outros, que retiram da água a fonte de seu sustento.

Muita gente tem o costume de reunir a turma de amigos, alugar um ônibus e sair para pescar nos mais diversos lugares, como na região do Pantanal, que é bastante procurada pelos pescadores. Além de muita diversão e momentos de lazer, essas viagens normalmente rendem várias histórias, as famosas “histórias de pescador”, que a maioria das pessoas duvida que realmente tenham acontecido.

Para ter uma pescaria tranquila e que renda uma boa quantidade de peixes, fique de olho nas dicas e truques que passaremos a seguir.

☰ CONTEÚDO

Escolha do lugar

Pesca em alto-mar

A pescaria começa com a escolha do lugar onde você vai pescar. Se for uma pesca rápida, de um ou dois dias, o melhor é ir a lugares próximos à sua cidade de origem.

Já para as pescarias de maior duração, uma boa dica é pesquisar os locais mais frequentados e entrar em contato com pessoas que já estiveram nestes locais, para saber se vale a pena se deslocar até lá, quais os tipos de peixes encontrados, etc. Lembre-se de conferir se a pesca é autorizada naquela região, para não ter problemas com a lei.

Além disso, dê uma olhada na previsão do tempo para aquela data em que pretende pescar. Em caso de possibilidade de chuvas fortes, é melhor adiar a viagem.

Equipamentos

Bons equipamentos podem resultar em ótimos resultados na pescaria

Antes de sair para pescar, confira a lista básica de equipamentos necessários, que inclui a vara (pode ser uma bem simples e caseira, de bambu, ou os molinetes mais bem trabalhados), os anzóis (de vários tipos e tamanhos, dependendo da espécie de peixe que você pretende fisgar), a linha e a isca (estas também variam conforme o peixe). Tudo isso fica bem organizado em uma maleta de pesca.

Se for utilizar um barco, lembre-se de verificar o estado de conservação em que ele está, se o motor está funcionando e se não há nenhum buraco nele. Neste caso, é essencial levar coletes salva-vidas para todos os ocupantes do barco.

Outros itens indispensáveis para levar na pescaria são o repelente, para afastar os insetos, principalmente os mosquitos, que adoram importunar os pescadores; protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu, camisas de manga curta e longa, para se proteger do sol e do frio, durante a noite; lanterna (se for pescar a noite); caixa de isopor ou outro recipiente para armazenar os peixes; comida e bebida.

Dicas e truques

Algumas dicas e truques podem ajudar a pescar aquele peixe que você queria

– Leve o material adequado para o tipo de peixe e o lugar onde você vai pescar.

– Evite fazer barulho durante a pescaria para não afugentar os peixes. Rádios e muita gente conversando atrapalham a pesca.

– Tome cuidado ao pescar na beira de rios e lagoas ou em barrancos. Use colete salva-vidas nestes casos.

– Preste atenção se não há ninguém por perto na hora de jogar o anzol, pois ele pode machucar.

– Use iscas alternativas, além das tradicionais minhocas. Rãs, camarões, pequenos pedaços de peixes e até carnes de boi costumam ser usadas com sucesso. Iscas artificiais também são uma boa.

Top