Como perder o medo de pedir um aumento

O descontentamento com o salário é algo que atinge uma parcela considerável da sociedade. Para quem paga a remuneração, a quantia é justa, referente…

Por Élida Santos em 17/02/2012

Perca o medo do seu chefe com muita segurança (Foto: Divulgação)

O descontentamento com o salário é algo que atinge uma parcela considerável da sociedade. Para quem paga a remuneração, a quantia é justa, referente àquilo que ele pode pagar e aos serviços prestados. Porém, para o funcionário, nunca é o suficiente. Isso porque ele leva em consideração as muitas coisas que não estão descritas como sua obrigação, mas que sempre acaba fazendo.

Por isso, depois de algum tempo de serviço, as pessoas sentem-se tentadas a pedir um aumento de salário, porém, muitas não sabem como introduzir o assunto com o seu chefe, por medo de ser advertido e até mesmo passar uma má imagem. O medo acaba sendo o sentimento mais comum nesse tipo de reação, e o motivo de alguns colaboradores continuarem achando que merecem receber mais dinheiro em troca de seu trabalho, mas continuarem calados, ou só reclamando sem agir para mudar a situação.

Demonstre ideias em reuniões (Foto: Divulgação)

Para perder de vez o medo de confrontar o seu gestor com relação a esse assunto, o ideal é ter atitudes que lhe ajudem a ter mais segurança em suas decisões e atitudes. Comece a prezar a qualidade de seu trabalho, mais que nunca, para você ter certeza que o seu supervisor ou gerente não tenha como dizer que esse aumento é uma afronta, que você não o merece.

Aproveite os bons momentos para se expor mais. Em uma reunião liste suas ideias e espere a hora certa para expressar sua opinião sobre os assuntos mais recorrentes. Assim você começa a se testar, fica mais seguro e vê a reação das pessoas, inclusive do seu mentor na empresa, que pode esboçar satisfação diante das suas palavras, ou repreende-lo se estiver indo pelo caminho errado.

Garanta que seu trabalho seja feito da melhor forma possível (Foto:Divulgação)

Outra dica fundamental para pedir aumento de salário com tranquilidade é atestar que a companhia não está passando por um mau momento financeiro. Não adianta querer receber um valor mensal a mais se a organização está cortando os gastos. Isso sim pode ser visto com um olhar ruim, já que demonstra pouco conhecimento sobre a empresa e até insensibilidade.

Depois de tomar todas essas medidas você vai estar mais seguro para conversar com seu gerente, supervisor ou diretor, sem ter medo de estar dando um passo além do que deveria. Agora é só escolher o dia certo, que ele possa te escutar com calma e avaliar sua situação. Mas lembre-se, um aumento nos rendimentos não dependem apenas do seu gestor, mas de outras departamentos, então tenha paciência e aguarde o tempo solicitado por ele.

Top