Como perder o medo de falar inglês

Como perder o medo de falar inglês? Muitas pessoas têm medo de falar outro idioma quando estão aprendendo, por medo de errar ou falar…

Por Redacao em 18/08/2014

Como perder o medo de falar inglês? Muitas pessoas têm medo de falar outro idioma quando estão aprendendo, por medo de errar ou falar alguma besteira, ou até mesmo quando já são fluentes mas não se sentem confiantes ainda para falar sem medo. Porém através de certas técnicas e algumas orientações em mente, é possível perder o medo de falar em inglês e ter confiança para praticar a vontade. Pois afinal, é praticando que se melhora!

Confira: Como recuperar conta excluída do facebook

Como perder o medo de falar inglês - Muitas pessoas mesmo sabendo o bastante para ser considerado fluente, têm medo de falar em inglês em público (Foto: Divulgação)

Como perder o medo de falar inglês

O medo de falar inglês pode vir da personalidade da pessoa em particular, timidez, insegurança, ou pode ser ocasionada pelo ambiente que é o curso de inglês ou aula da escola. Nos cursos de inglês, lugares mais comuns de ser exigido o inglês dos alunos, muitas pessoas ficam com medo de cometer alguns erros e o professor corrigir na frente de todos e tudo acabar se tornando uma grande competição entre os colegas para ver quem comete menos erros.

Saiba: Como escolher o candidato certo nas eleições 2014

Nesses casos, o medo realmente provem do ambiente que os alunos e o professor criam para que essa turma tenha o inglês como exigência. O correto seria que os professores não corrigissem a cada erro, interrompendo o que os alunos falam. No início todos falam errado mesmo, erros são cometidos a todo o momento, mas só assim se aprende. Os erros podem ser corrigidos com a turma no quadro, no fim da aula, sem dizer quem foi que o cometeu, colocando a frase no quadro, por exemplo e explicando o porquê de ela estar errada.

Erros de pronúncia devem ser mais perdoados, por que acontecem mais, é possível fazer algumas correções na hora que o aluno pronuncia errado, mas fazer isso demais também faz com que haja um certo medo de falar durante a aula, pois afinal, quem é que gosta de ser corrigido o tempo inteiro?  Mas independente do professor ter boas técnicas ou não de correção, é preciso ter algo em mente: errar é necessário para aprender em melhorar.

Como perder o medo de falar inglês - É preciso saber aceitar correções e entender que todos estão aprendendo e erros são mais do que naturais (Foto: Divulgação)

Como perder o medo de falar em inglês? Aprenda a rir de si mesmo e aceitar seus erros. Muitas vezes nos culpamos demais de cometer erros básicos, principalmente quando não somos mais iniciantes no idioma, mas é preciso saber se “perdoar” e na hora corrigir, afinal até no nosso próprio idioma cometemos erros e nos corrigimos prontamente sem delongas.

Preste atenção na sua respiração, dicção, voz, postura e ritmo de fala. Não se prenda muito à gramática e às questões mais técnicas: fale do jeito que sabe.

Técnicas para perder o medo de falar em inglês

Na foto, learn - aprender em inglês. Use sites de amizade virtual entre pessoas de diversos países para praticar seu inglês seja digitando ou enviando áudios. Existem vários sites específicos para isto (Foto: Divulgação)

Há diversas técnicas que ensinam como perder o medo de falar em inglês confira algumas:

Conheça o perfil de cada signo 2014

  • Praticar com os outros – Se você tem amigos que também estão aprendendo ou já sabem, pratique com eles, ou com pessoas que você conhece pela internet e são de outros países. Existem sites para exatamente isso.
  • Pratique consigo mesmo: falar em inglês sozinho pode ser muito bom para praticar, por ser mais confortável você fala sem vergonha e muitas vezes cria mais confiança por que vê que sabe mais do que imaginava.Você pode falar alto na frente do espelho para poder se observar melhor.
  • Assistir filmes, seriados, ouvir música, todos em inglês e  nos casos de filmes e seriados sem legendas ou legendas em inglês – São ótimas maneiras de treinar o ouvido e a pronúncia, sentindo-se mais seguro para falar. Repetir em voz alta o que está sendo ouvido também é uma boa pedida.

Top