Como perder barriga

Em época de praia, mar, piscina, biquíni e roupas curtas, ter uma barriga em dia e estar de bem com a balança é o desejo de muitas pessoas e existem diversas de transformar o sonho em realidade. Veja!

Ter um corpo em forma não é fácil, é preciso muita dedicação e atitude para manter uma rotina saudável de exercícios e alimentação regrada. O objetivo é alcançar e manter o corpão, eliminando qualquer gordurinha extra que possa surgir. Mas, existe uma parte do corpo em especial onde o empenho acaba sendo maior: a barriga.

Como perder barriga (Foto: Divulgação)

Em época de praia, mar, piscina, biquíni e roupas curtas, ter uma barriga em dia e estar de bem com a balança é o desejo de muitas pessoas e existem diversas maneiras de transformar o sonho em realidade. Veja!

Reeducação Alimentar

A primeira atitude para perder peso e, consequentemente, gordura abdominal é procurar a orientação de um nutricionista para que se possa fazer uma reeducação alimentar. Ele vai elaborar um cardápio de acordo com suas necessidades nutricionais e também de acordo com o seu estilo de vida (se está começando a praticar exercícios, o cardápio será diferenciado para evitar fraqueza ou que a pessoa sinta muita fome após as atividades).

Comece fracionando as refeições para, pelo menos, seis ao dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Dessa forma, não dá tempo do organismo sentir fome e a pessoa acaba comendo bem menos.Como perder barriga (Foto: Divulgação)

Retire o excesso de açúcar e também de sal que retém líquido, causando inchaço, do cardápio. Evite beber durante as refeições, coma variados tipos de legumes, frutas e verduras.

Leia Também:  Como evitar a desidratação

Alimentos Específicos

Alguns alimentos têm propriedades que ajudam a eliminar gordura e devem ser consumidos moderadamente.

Como perder barriga (Foto: Divulgação)

São eles:

  • Goiaba, limão, acerola, morango, laranja pera, pimentão cru, manga, caju, abacaxi: ricos em vitamina C;
  • Cenoura, abóbora, batata-doce, mamão, manga, carambola, nectarina, pêssego, couve, chicória: ricos em betacaroteno;
  • Verduras de coloração verde-escura (espinafre), leite, carnes magras (como frango): ricos em vitamina B2;
  • Cereais integrais (aveia, trigo, centeio, arroz, cevadinha, linhaça e trigo-mouro), verduras (alface, rúcula, agrião, almeirão, escarola, endívia e acelga), levedo de cerveja: ricos em vitamina B2;
  • Óleo de peixe, fígado, atum, arenque, cavala: ricos em vitamina D;
  • Chás verde e branco: aceleram o metabolismo;
  • Sucos de frutas com verduras: exigem pouco esforço digestivo;
  • Frutas, verduras e legumes em geral: são fontes de vitaminas e minerais. Ricos em fibras.

Exercícios

Quem pensa que para eliminar centímetros da cintura a atividade mais correta é a abdominal, se engana. Ela é importante sim, mas determinantes mesmo são os aeróbicos, ou seja, caminhada e corrida ao ar livre ou para os que preferem academia, esteiras, bicicletas ergométricas, transport, natação, aulas de spinning…

Como perder barriga (Foto: Divulgação)

É preciso começar com calma, principalmente se os exercícios, mesmo os mais leves não fazem parte da rotina. Um período de adaptação é muito importante como, por exemplo, uma caminhada leve ou passeios de bicicleta que não forçam tanto as articulações ainda desacostumadas a carga.

Passado o período de adaptação, as atividades passam para intensidade moderadas podendo girar em torno 65% a 75% da frequência cardíaca com duração de 40 a 50 minutos, três vezes por semana.

Leia Também:  Como queimar mais calorias com exercícios

Para pessoas que já praticam atividade física com regularidade é possível aperfeiçoar os exercícios para garantir que a barriguinha não volte. A ideia nesse estágio é alternar a intensidade da corrida, por exemplo, que pode ser forte e depois moderada e de novo com mais força. E assim pode ser feito em todas as atividades.

A intensidade do exercício em estágio avançado não deve ultrapassar 80% da frequência cardíaca, com duração média de uma hora e meia, com descanso de um dia por semana para não haver sobrecarga muscular.

Intervenção Cirúrgica

É possível que, mesmo com mudanças no cardápio e nos hábitos alimentares, a pessoa ainda tenha gordura na região abdominal e, para isso uma intervenção cirúrgica pode ser boa ideia.Como perder barriga (Foto: Divulgação)

Essa é a última hipótese e, desde que seja feita com profissionais capacitados, podem dar resultados muito satisfatórios. Mesmo com cirurgia, continue com o plano de reeducação alimentar e física para que os resultados sejam duradouros.

Preze pela saúde, cuide-se e a barriga dos sonhos será realidade. Boa sorte!

Top