Como perder a timidez no trabalho: dicas

Independentemente da sua profissão, a timidez pode atrapalhá-lo bastante, pois ela evitará que você cresça no trabalho, que faça amizades ou até que se…

A timidez esconde os seus talentos no trabalho (Foto: Divulgação)

Independentemente da sua profissão, a timidez pode atrapalhá-lo bastante, pois ela evitará que você cresça no trabalho, que faça amizades ou até que se expresse quando precisar. Portanto, um comportamento que pode parecer banal será o motivo de grandes arrependimentos futuros. Por isso, se você é tímido, veja algumas dicas de como perder a timidez no trabalho.

Não há como sofrer uma mudança brusca no comportamento. Sendo assim, se a timidez faz parte da sua vida desde sempre, não há como se tornar a pessoa mais comunicativa da empresa da noite para o dia. Então, comece aos poucos. Um bom exercício é começar a cumprimentar todos os funcionários da empresa, inclusive o seu chefe, com um sorriso e um “bom dia” animado. Assim, todos saberão que você é simpático e que poderão contar com você para um bom bate-papo.

A mudança deve começar de dentro para fora, ou seja, você deve perceber que a timidez te atrapalha e, portanto, deve acabar com ela. Para tanto, comece com exercícios pequenos. Após se exercitar com os cumprimentos diários, parta para o “puxar conversa”. Comece com o porteiro, depois vá para os faxineiros até chegar aos seus colegas de departamento. Com isso, você perceberá que existem mundos fascinantes em cada pessoa que faz parte do seu dia-a-dia. Assim, chegará um dia que você estará tão integrado aos seus colegas que conseguirá conversar naturalmente até com os seus chefes.

Mostre-se aos seus colegas revelando todas as suas qualidades (Foto: Divulgação)

Entretanto, o pior problema do tímido é expressar-se em público, pois ele tem medo de ser contrariado ou do que os outros pensarão. Sendo assim, esse será o seu último desafio. Em uma reunião, se não concordar com algo que foi exposto, levante o braço e espere que todos fiquem quietos e olhem para você. Então, respire fundo e comece a falar o que acha com firmeza. Ao terminar de falar, perceberá que não é tão ruim assim e se alguém o criticar, continue a discussão, defendendo o seu ponto de vista. Desse modo, você será respeitado pelos seus colegas.

A insegurança é a principal causa da timidez. Por isso, livre-se dela(Foto: Divulgação)

Com essas dicas, será fácil perder a sua timidez. Contudo, é preciso saber que esse é um processo longo e que depende apenas da sua vontade. Assim, quando a timidez for vencida e você conseguir se expressar, verá à sua frente um mundo de oportunidades que você não tinha por ficar escondido atrás da ‘máscara’ da vergonha.


Top