Como Participar de Projetos Sociais

Você que está interessado em participar de algum projeto social, tem força de vontade e está querendo fazer um mundo melhor, certamente não terá…

Você que está interessado em participar de algum projeto social, tem força de vontade e está querendo fazer um mundo melhor, certamente não terá muitas dificuldades em fazê-lo, com um pouco de pesquisa você encontra inúmeras oportunidades. Hoje podemos encontrar oportunidades em comunidades, grupos de auto-ajuda, igrejas, associações culturais e esportivas, instituições sociais e em empresas. Ao encontrar algo que lhe agrade, procure se informar se o projeto está aberto a voluntários, caso positivo, mãos a obra!

Vamos indicar dois sites repletos de ações e projetos em diversos campos os quais você pode se identificar e começar a participar, são eles o www.portaldovoluntario.org.br e o www.voluntariosvale.org.br.

No momento em que nos engajamos a um projeto social, damos fruto ao nosso desejo de colaborar, ajudar ao próximo, compartilhar alegrias, melhorar a qualidade da vida de alguém que esteja precisando e sem dúvida, de aliviar sofrimentos.

Segue abaixo algumas dicas e noções que vão clarear as suas idéias e ajudar e se engajar em algum projeto muito útil para a sociedade.

Qualquer um pode ser voluntário, não precisa ser especialista em alguma coisa para ser, basta extrair o que fazemos de melhor e passar a alguém.

O voluntariado é uma relação extremamente pessoal, envolve sentimento e dedicação, não é  uma atividade fria e impessoal, mas uma oportunidade de fazer amigos, viver novas experiências e conhecer outras vivências.

Todos sabem que o trabalho voluntário é muito bem retribuído, pois ao doarmos nossa energia, o nosso tempo, o nosso sentimento, vamos ganhar em troca a satisfação de se sentir útil.

O trabalho voluntário é para ser feito, basta querer para fazer, nada mais, porém o voluntariado é uma escolha, não há hierarquia de prioridades, existem todos os tipos de necessidades a espera de alguém para ajudar.

Continuar Lendo  r7.com/rebelde, Site Novela Rebelde Record

Cada um atua do seu modo, não há padrões a seguir, algumas pessoas agem sozinhas, outras preferem fazer grupos de atuação e há casos em que instituições inteiras que se movem.

O voluntariado é uma responsabilidade, mesmo cada um contribuindo da sua maneira, cada compromisso assumido é para ser cumprido, bem como esta ação deve ser de qualidade e longínqua, não é para tapar buracos, e sim para resolver problemas e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Por fim, o voluntariado é um hábito do coração e uma ferramenta de inclusão social, todos têm o direito de ser voluntários.

Abaixo damos mais dicas, agora sobre lugares onde você pode procurar para oferecer a sua ajuda:

  1. Nas igrejas
  2. Nos bairros e nas comunidades populares (ajuda mútua)
  3. Nos grupos de auto-ajuda
  4. Nos clubes de serviços
  5. Em programas promovidos por empresas
  6. Nas comunidades de origem
  7. Nas associações profissionais
  8. Nos hospitais e outras instituições que trabalham na área da saúde
  9. Nas instituições e programas de melhoria da educação
  10. Nas instituições de ajuda a crianças
  11. Nas instituições e programas voltados para as pessoas portadoras de necessidades especiais
  12. Nas instituições e programas que trabalham com pessoas da terceira idade
  13. Nos grupos e associações de jovens
  14. Nos grupos e organizações de preservação do meio ambiente
  15. Nos grupos e organizações de defesa de direitos
  16. Nos grupos e movimentos de luta contra a violência
  17. Nos clubes e associações esportivas
  18. Nos grupos e associações culturais e de defesa do patrimônio
  19. Nos movimentos de luta contra a pobreza
  20. Em iniciativas de ajuda mútua e prestação de serviço através da internet
  21. Em programas promovidos por órgãos governamentais nos níveis federal, estadual e municipal

Para finalizar, fica a sugestão do Programa Voluntários Vale, uma iniciativa dos funcionários da Vale, que desenvolvem projetos em creches, asilos e hospitais, bem como campanhas de doação de sangue, projetos de apoio a crianças e prestam socorro a vítimas de catástrofes naturais, entre outras atividades. Para maiores informações acesse www.voluntariosvale.org.br.

Continuar Lendo  Ideias para trote solidário

Top