Como Participar de Projetos Sociais

Participar de um projeto social e ser voluntário é um ato cada vez mais praticado pela sociedade. São ações como essas que mudam o…

Por Redacao em 31/07/2011

Participar de um projeto social e ser voluntário é um ato cada vez mais praticado pela sociedade. São ações como essas que mudam o mundo em que vivemos para melhor, ajudam pessoas especificas com inúmeros problemas e de alguma contribuem transformar as vidas em questão. Os projetos sociais ajudam a desenvolver a responsabilidade social, promover a cidadania, cultivar a solidariedade, expandir a capacidade de trabalhar em equipe, trabalhar os temas transversais como a educação para saúde, para a paz e para os direitos humanos. Existem inúmeras formas de participar de um projeto social, o ideal, primeiramente, é saber onde você mais se encaixa, com quem e com o que tem mais afinidade, para escolher com qual público trabalhar e estar ciente no que você pode ajudar essas pessoas. Os projetos sociais precisam cada vez mais de voluntários para ajudar em diversas tarefas do ramo de atuação. Você pode encontrar oportunidades em projetos sociais em diversos locais, pesquise nas comunidades, grupos de auto-ajuda, associações culturais, igrejas, associações esportivas, instituições sociais, empresas e ONG’s.

Para ser um voluntário não é necessário ter alguma especialidade, o importante é ter dedicação e dar o melhor de si para poder contribuir para um bom andamento do projeto. O sentimento deve ser colocado em primeiro plano, é a partir dele que mostramos o quanto estamos interessados com as ações e passa confiança para quem está sendo ajudado. Não significa que trabalho voluntário é trabalhar apenas para ajudar as pessoas diretamente, podemos trabalhar na preservação ao meio ambiente e com isso a sociedade está sendo ajudada indiretamente.

Se você procura algum projeto e não sabe por onde começar, segue a baixo um projeto nacional em que qualquer um pode participar, ele ajuda ações dentro dos temas: arte e cultura, cidadania, consumo sustentável, deficiência, desenvolvimento local, educação, esporte, meio ambiente, proteção dos animais, saúde, tecnologia, segurança e muito mais. Confira:

A Fundação Vale criou um projeto chamado Voluntários Vale, com este os funcionários da empresa e pessoas de fora podem torna-se voluntários para diferentes ações sociais. Para fazer parte basta se cadastrar na Rede Voluntários da Vale da sua região e no Portal Voluntários Vale. Cadastrando-se no portal você passa a contar com um blog individual, através do qual pode se relacionar com outros voluntários, sem intermediários, propõe ações e busca voluntários para atuar nela ou então mostra o que você gostaria de fazer e se colocar à disposição de quem procura voluntários. É uma ótima ferramenta para quem tem alguma idéia para um novo projeto ou simplesmente deseja participar de algum já existente. O projeto já conta com mais 5900 pessoas e este número aumenta a cada dia, quanto maior o número de participantes, mais ações podem ser feitas. Entre no site para conhecer detalhes do projeto e ficar a par das ações que já foram realizadas, o site é http://voluntariosvale.org.br/.

Top