Como os pedestres devem se comportar na rua

Os pedestres não são como os motociclistas e motoristas que contam com elementos de proteção em seus automóveis, e por isso, é necessário ter…

Por Editorial MDT em 19/03/2013

Os pedestres não são como os motociclistas e motoristas que contam com elementos de proteção em seus automóveis, e por isso, é necessário ter ainda mais cuidado ao atravessar as ruas. O comportamento dos pedestres na rua também deve se reger pelo Código do Trânsito Brasileiro, embora a desinformação possa ser ainda a responsável por muitos casos de acidentes, assim como a imprudência das pessoas que insistem em atravessar as vias em lugares errados ou momentos errados.

Atravessar na faixa é fundamental (Foto: divulgação)

Como os pedestres devem se comportar na rua

Para andar nas ruas como pedestre é preciso tomar alguns cuidados como sempre andar nas calçadas ou em passagens próprias, considerando os acostamentos na área rural. As calçadas também podem ser utilizadas para outros fins, desde que apenas alguma parte, com autorização do departamento de trânsito e sem atrapalhar a circulação dos pedestres.

E na hora de atravessar um local com semáforo, a travessia das pessoas nas ruas deve ser guiada pelo sinal para pedestres, se tiver, ou observar o farol dos carros, atravessando somente quando o trânsito dos carros estiver parado. Lembre-se que os pedestres têm preferência para atravessar em locais marcados como as faixas, mas onde existir semáforo, os sinais visuais é que darão a preferência de passagem.

Obedeça sempre à sinalização onde houver semáforo (Foto: divulgação)

Dicas para o pedestre se comportar na rua

Outras dicas para o pedestre se comportar na rua são observar a distância e a velocidade dos carros, usando sempre as faixas de pedestres que estiverem até 50 metros de distância. Caso não haja faixa, o ideal á atravessar a rua em sentido reto, sem fazer ziguezagues ou atravessar como se estivesse fazendo uma diagonal. Antes de começar a travessia olhe para os dois lados para ver se não está vindo um carro e não pare no meio do caminho sem precisão.

Tomar os cuidados necessários ao atravessar a rua pode lhe livrar de acidentes (Foto: divulgação)

As regras para o comportamento dos pedestres também valem para os ciclistas que estiverem levando a bicicleta empurrada e sem andar nela. E para os pedestres, de um modo geral, não se recomenda atravessar viadutos, túneis ou pontes ou perturbar o trânsito com grupos, exceto se houver autorização. Outros cuidados são não atravessar atrás de veículos estacionados ou obstáculos e onde não haja boa visão, além de esperar o ônibus seguir seu caminho depois de descer dele.

Leia mais: Os direitos e deveres dos pedestres

Dicas para pedestres no trânsito de SP

 

Top