Como organizar uma festa junina na rua

Que tal aprender como organizar uma festa junina na rua? O mês de junho está se encaminhando para a reta final, mas ainda resta…

Que tal aprender como organizar uma festa junina na rua? O mês de junho está se encaminhando para a reta final, mas ainda resta tempo para mobilizar os vizinhos e fazer um delicioso arraiá. O segredo para tudo sair perfeito está na distribuição das tarefas.

Como organizar uma festa junina na rua. (Foto: Divulgação)

O mês de junho é conhecido pelas festas juninas que celebram os dias de Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). Também é o mês dos Namorados, comemorado em 12 de junho e das simpatias para conseguir um novo amor. As festas juninas têm um gosto de infância, com as fogueiras de São João, bandeirinhas coloridas, pé-de-moleque e bolo de milho. Se for na rua melhor ainda! Esta é uma ótima oportunidade para reunir vizinhos e amigos e passar horas agradáveis.

Leia mais: Decoração de festa junina 2015

Como organizar uma festa junina na rua

Separamos algumas dicas de como organizar uma festa junina na rua. Confira:

Providencie a autorização

Antes de tudo é preciso conseguir uma autorização para realizar a festa, uma vez que será necessário fechar a rua. Se for possível, recolha assinaturas de todos os moradores, antes de fazer a solicitação.

Estrutura do evento

Pense na estrutura da festa e onde ela será realizada. (Foto: Divulgação)

Uma vez que a festa junina na rua está autorizada, é hora de decidir como serão montadas as barracas e se haverá palco para apresentação de algum show de música ou da quadrilha.

Leia Também:  Batom laranja em alta na primavera

Defina data e horário

Escolha a data e o horário da festa junina, se preocupando em fazer um planejamento antecipado. Também é muito importante mandar os convites com antecedência, para que todos os convidados possam se programar para o evento.

Distribua as tarefas

Para facilitar a organização da festa, peça ajuda dos convidados para alugar e montar as barraquinhas. Cada morador pode fazer uma pequena contribuição em dinheiro para alugar as barracas. Depois, distribua as responsabilidades: uma família pode se responsabilizar pelos, doces, a outra pelas prendas das barracas de brincadeiras e assim por diante.

Cada família de moradores deve ter uma responsabilidade, como preparar os pratos típicos. (Foto: Divulgação)

Veja também: Festa Junina Comidas Típicas

Entre os pratos típicos dessa festa estão as receitas feitas à base de milho, como o bolo de milho verde, curau, pamonha, canjica, milho cozido e bolo de fubá. Doces como a cocada e o pé de moleque não podem faltar, assim como vinho quente e quentão para beber.

Decoração temática

Para decorar lance mão das bandeirinhas, que podem ser compradas prontas ou feitas com papel de seda nas cores branca, azul, verde, amarela e vermelha. Cole as bandeirinhas em barbantes e estique por todo o espaço da festa. Você pode usar também balões coloridos entre as bandeirinhas e enfeitar postes, colunas e “portais de entrada” com folhas de palmeira, bananeira e coqueiro. Bandeiras dos Santos também auxiliam na decoração. A fogueira não pode faltar, mas sempre com cuidado para acender e mantê-la acesa.

Para forrar as mesas use toalhas de pano de chita ou xadrez. As cores mais vibrantes como o verde, amarelo, laranja e vermelho são ideais. Se preferir, nem é preciso utilizar uma toalha, mas apenas colocar folhas de juta ou de bananeira sobre a mesa. Para colocar os doces e salgados, você pode recorrer a potes mais rústicos, de madeira, por exemplo, cestas ou peneiras de palha. Papel celofane, panos de xadrez e chita e fitas de cores diferentes podem enfeitar os recipientes.

Leia Também:  Família narcisista: entenda o que é

Atrações da festa

Torne a festa junina mais divertida com uma quadrilha. (Foto: Divulgação)

Para que a festa junina se torne completa, não basta apenas investir em comidas típicas e decoração, também é necessário pensar nas atrações que vão divertir e animar os convidados. Faça uma reunião com os moradores para definir detalhes sobre as brincadeiras, os shows musicais e a quadrilha.

Saiba mais: Pratos típicos de festa junina, sugestões, dicas 

Agora que você já sabe como organizar uma festa junina na rua, providencie uma lista de preparativos e comece a preparar o arraiá junto com os seus vizinhos.

 

Top