Como Organizar uma Festa Junina na Faculdade

Como organizar uma festa junina na faculdade? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os universitários que estão querendo promover esse evento para arrecadar dinheiro para a formatura. Essa tarefa requer atenção, responsabilidade e uma comissão competente.

Como Organizar uma Festa Junina na Faculdade. (Foto: Divulgação)

A festa junina é uma celebração que está enraizado na cultura brasileira. As pessoas procuram esse evento para saborear comidas típicas, participar de brincadeiras, dançar quadrilha e curtir shows musicais. O clima caipira toma conta de todo o Brasil, por isso é uma ótima oportunidade para fazer o são joão na sua faculdade.

Organizar uma festa junina não é fácil, e na faculdade é mais complicado, já que existem muitos cursos e muitos alunos envolvidos. Portanto, se você quer organizar uma festa junina na faculdade, daremos algumas dicas infalíveis.

Leia mais: Dicas de culinária para festa junina

Como organizar uma festa junina na faculdade

Não sabe como organizar uma festa junina na faculdade? Então confira algumas dicas:

Formação da comissão organizadora

A comissão terá que decidir cada detalha da festa. (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar, é preciso montar uma comissão organizadora para a festa. Ela pode conter alunos de vários cursos para ser mais democrática. Depois, esse grupo deve falar com o reitor da faculdade para que ele disponibilize o espaço na data e no horário a ser realizada a festa. Algumas faculdades oferecem o dinheiro para a compra dos alimentos, porém, na grande maioria, os próprios alunos devem se mobilizar para organizá-la.

Mobilização dos alunos

Os alunos devem estar envolvidos. (Foto: Divulgação)

Então, é hora de passar nas salas de aula para mobilizar os alunos. Para arrecadar as prendas, pode ser feita uma competição em que o curso que arrecadar mais prendas ganhará um prêmio especial no final da festa junina.

Distribuição das barracas entre os cursos

As barracas de comes e bebes podem ser distribuídas entre os cursos, que ficarão responsáveis pela compra dos ingredientes e das embalagens. Todo o lucro arrecadado com a venda desses comes e bebes será do curso responsável pela respectiva barraca. O dinheiro poderá ser usado na formatura dos alunos de cada curso.

Cada curso pode se responsabilizar por uma barraca. (Foto: Divulgação)

As barracas de jogos e de brincadeiras podem ser distribuídas do mesmo modo. O curso que ficar com a barraca do correio elegante deve mobilizar as turmas para confeccionarem os cartões e para vender alguns com antecedência. Assim, esse curso terá algum dinheiro em caixa.

Veja também: Festa Junina Comidas Típicas

Aluguel de barraca e sonoplastia

A comissão organizadora deverá pesquisar pelos melhores preços de aluguel de barraquinhas e da sonoplastia. Para tanto, é preciso ter muita paciência e tempo disponível, pois há inúmeras empresas com diversos tipos de serviço. No final, deve ser escolhida a que tiver mais vantagens para todo o grupo.

Decoração da festa

É fundamental caprichar na decoração. (Foto: Divulgação)

A decoração das barraquinhas e do local onde a festa junina na faculdade poderá ser feita por alunos de Artes, Design e Pedagogia, que têm mais afinidades com esse tipo de trabalho. Porém, nada impede que alunos de outros cursos cooperem. A organização da festa junina fará com que haja a união entre todos os cursos da universidade, criando novos laços de amizades.

Para tanto, a confecção das bandeirinhas pode ser distribuída entre as salas participantes. Apenas em um dia, com várias pessoas envolvidas, é possível fazer todas as bandeirinhas necessárias.

Planejamento da quadrilha

A quadrilha deve ser a grande atração da festa. (Foto: Divulgação)

A quadrilha não pode faltar na festa junina na faculdade. Para escolher os noivos, deve ser feita uma votação e o treino da dança deve começar com um mês de antecedência para que os participantes não se percam durante a apresentação. Para tanto, uma comissão específica deve ser designada para combinar os horários dos ensaios, o roteiro a ser seguido e a música a ser tocada.

Organizar uma festa junina é complicado porque há muitos assuntos a serem tratados. Na faculdade, é um pouco mais difícil, pois há muitas pessoas e burocracias envolvidas. Entretanto, se você gostaria de organizar uma festa junina na faculdade, arregace as mangas, mobilize o máximo de pessoas e diga-lhes que todos só têm a ganhar, pois essa com certeza é uma festa lucrativa, tanto em termos de dinheiro quanto de diversão.

Saiba mais: Decoração para festa junina 2015

Agora você já sabe como organizar uma festa junina na faculdade. Lembre-se de que é preciso muita disciplina, organização e responsabilidade por parte dos alunos porque esse será um grande trabalho em grupo e, para ter uma vida profissional, é preciso saber trabalhar com várias pessoas.

Reply