Como Organizar um Closet

Quando a bagunça se instala dentro de casa, tudo vira um caos, nada é encontrado, como se o mundo estivesse de cabeça para baixo.…

Por Redacao em 30/08/2011

Quando a bagunça se instala dentro de casa, tudo vira um caos, nada é encontrado, como se o mundo estivesse de cabeça para baixo. Mas como organizar a casa e colocar tudo nos seus devidos lugares?

Dizem os especialistas que a organização psicológica das pessoas se reflete na casa, nos móveis, na maneira de deixar as coisas. Geralmente quando a casa ou o closet está bagunçado é por que a vida dessa pessoa encontra-se da mesma maneira.

Também têm aqueles que chamam de bagunça organizada, conseguem achar suas coisas facilmente em um lugar assim, enquanto que para outros se torna um tormento a desorganização que se instalou no seu closet. Para manter o closet organizado não precisa de muitas coisas, é só seguir algumas regrinhas básicas da casa que tudo se conserva nos seus devidos lugares.

Confira algumas dicas para organizar o closet

Quando desorganização se torna o nome de seu closet, fica impossível sustentar essa situação. As roupas não consegue se manter limpas e passadas, pois na tentativa de encontrar algo em meio a bagunça, outras peças acabam saindo do lugar. Veja como fazer para deixar o closet organizado.

  • Guarde uma coisa de cada vez. Não jogue as coisas do armário no chão do quarto;
  • Trace um plano e vá organizando o armário por pequenas etapas, assim não fica cansativo;
  • Determine o local onde quer guardar cada tipo de roupa, calça, camisa, saia, blusas, roupas íntimas, sapatos, acessórios, etc.
  • Deixe de fora todas as roupas, calçados e acessórios que não foram usados nos últimos dois anos. Faça doações ou venda.
  • Obtenha um padrão de cabides;
  • Separe as roupas por estilo, calça com calça, camisa com camisa, blusa com blusa e sucessivamente com todos os itens;
  • Separe as roupas por cor, do claro para o escuro;
  • Para ficar mais fácil determine um prazo para cada tarefa, 15 minutos para dobrar meias, 15 minutos para separar as camisas, etc.
  • Use um modelo padrão para dobrar as roupas, elas ficarão mais alinhadas e será mais fácil de achá-las. As camisetas por exemplo, podem ser dobradas usando uma revista como molde.
  • Guarde lenços e acessórios em caixas.
  • Separe as roupas por estação para facilitar o uso.
  • Outra dica bem legal é convidar uma amiga para ajudar na organização do closet, assim da para colocar o papo em dia e quem sabe até se livrar de algumas roupas que não estão mais sendo usadas, presenteando a amiga.

Como manter o closet arrumado

Depois de tudo arrumado existe a segunda etapa, ou seja, manter  o closet arrumado e para isso é só usar uma regrinha básica e simples. Se tirar alguma peça do lugar não a deixe espalhada, coloque-a no mesmo lugar novamente.

Tirou, coloca – desarrumou, arruma – abriu, fechou e assim por diante, agindo dessa maneira o closet permanece organizado por muito mais tempo e não precisa ter vergonha das amigas na hora de procurar uma roupa para vestir. Ser uma pessoa organizada ajuda nas tarefas do cotidiano e faz com que o dia renda muito mais.

Para que o closet fique arrumado os móveis devem ser de acordo com as necessidades de cada um, com espaços suficientes para organizar as peças separadamente. Estes móveis você encontra em lojas de especializadas e podem ser confeccionados sob medida, ou compactos para lugares pequenos.

Top