Como Organizar um Casamento Sozinha

Como organizar um casamento sozinho (a)? Pergunta difícil de responder, mas acredito que não seja impossível, portanto, vamos por parte. Primeiramente respire fundo e…

Por Redacao em 21/07/2011

Como organizar um casamento sozinho (a)? Pergunta difícil de responder, mas acredito que não seja impossível, portanto, vamos por parte.

Primeiramente respire fundo e compre uma agenda, pois ela certamente será sua companheira durante algum tempo, depois converse com seu noivo (a) e respectivos envolvidos sobre o casamento e os recursos financeiros disponíveis para a realização do mesmo.

A palavra chave para que tudo saia como planejado é antecedência, não deixe tudo para a última hora, se organizar tudo antecipadamente você terá tempo de aproveitar essa alegria dos preparativos e ainda terá mais tranqüilidade próximo á data, quando o relógio parece correr mais rápido.

O ideal é dividir as tarefas, mas saiba que muitas atividades você terá que realizar juntamente com seu noivo, por isso enumere-as e separe as que você poderá fazer sozinha e as que terão que realizar em conjunto e determine as datas e prazos.

Depois de traçar os objetivos primordiais, faça um check-list para os preparativos do casamento, você pode contar com a ajuda de muitos bons sites para tal, ou mesmo com uma amiga já casada que lhe possa fornecer algumas dicas.

Primeiramente você pode decidir a data e o local do casamento e verificar na sua companheira agenda suas disponibilidades, tanto para o religioso como para a recepção, seja ela de qual tamanho for, desde um grandioso jantar ou uma elegante festa com direito a tudo que uma noiva merece, não perca tempo reserve a data o mais rápido possível. Feito isso, inicie a fase dos orçamentos, escolha no mínimo três fornecedores para cada item, agende um horário e pegue os orçamentos, caso ache que os preços não estão bons inicie uma nova busca, troque informações com outras pessoas, pois muitas vezes uma boa conversa com pessoas especializadas no assunto ajuda muito na sua decisão.

O local para realização do seu casamento não pode ser nem grandes e nem pequenos demais, ao escolher a igreja para sua cerimônia e o local para sua festa, tenha sempre em mente o número aproximado de convidados. É extremamente desagradável para os noivos vêem aquele corredor imenso e vazio, e ao contrário também é complicado ver uma superlotação e convidados de pé.

A confirmação de presença é imprescindível, portanto, com aproximadamente vinte dias do casamento vocês devem dividir a lista de convidados em duas partes, os  que você tem certeza que comparecerão, e os que você acha quem virão e essa segunda opção tem que ser conferida por telefone, nesse caso você pode usar o serviço de um assessor ou cerimonial. Isso evitará surpresas desagradáveis, além de gastos desnecessários.

A lista de presentes ao contrário do que se pode pensar é um conforto para os convidados, pois os mesmo sempre ficam na incerteza do que você esta precisando ganhar, quando a lista existe fica tudo mais tranqüilo para o convidado e para os noivos, facilitando inclusive as futuras trocas.

Um tempo bom para preparação do casamento é em torno de 10 a 12 meses. Esse tempo lhe proporcionará além de uma organização e planejamento econômico dos seus gastos, uma melhor seleção de profissionais, como também de locais para cerimônia e recepção.

Top