Como Organizar Sua Vida Financeira

Dinheiro, dinheiro, dinheiro… A palavra que move montanhas em pleno século XXI é o dinheiro. Vivemos num mundo capitalista o que faz com que…

Dinheiro, dinheiro, dinheiro… A palavra que move montanhas em pleno século XXI é o dinheiro. Vivemos num mundo capitalista o que faz com que todos nós tenhamos que ter um determinado poder aquisitivo para fazer com que tudo seja do jeito que a gente quer que seja. Trabalhamos para ter esse dinheiro o que nos faz sentir os donos do mundo, entretanto, nem sempre sabemos administrar o seu dinheiro e acabamos no final o mês sem um tostão no bolso para comemorar ou comprar uma coxinha se quer.

Administrar a vida financeira nem sempre é uma tarefa muito fácil. Isso porque muitas vezes não envolve só o dinheiro em si, uma vez que hoje em dia, aumentou-se o poder de consumir através de cartão de credito/debito, crediários, carnês… o que faz com que você tenha além das contas convencionais, muito mais despesas, por exemplo com o cartão de credito, você paga daqui a 40 dias, mais o seu consumo é naquele momento, ou seja, você vai pagar daqui a 40 dias uma coisa que você consumiu a 40 dias atrás, o que faz muitas vezes você esquecer, e, se você consumir o limite que lhe é dado no cartão de credito e depois não pagar o valor total da fatura, você terá uma grande despesas com os juros e ocorrerá até mesmo a negativação do seu nome em órgãos de proteção ao credito como SERASA.

O cartão de credito é uma bomba total, e você só deverá usar o mesmo se você tiver condições de pagar a fatura do mês seguinte em sua totalidade. Então, o que fazer para ter essa vida financeira organizada? A primeira dica é que você faça um orçamento de todos os seus gastos. Coloquem numa planilha as contas prioritárias como agua, Luz, Aluguel, Faculdade… Essas devem ser pagas no dia certo, porque de certa forma, são essenciais. Em segundo plano vêm às demais, o cartão de credito, crediário nas lojas, dinheiro de você deve paras as amigas, no cabelereiro… essas deverão sim ser pagas, mas somente qe você quitar as prioridades primeiro.

Continuar Lendo  Aprenda a organizar o guarda-roupas

Como organizar sua vida financeira

Cada vez que você usar o seu cartão de credito, você terá que anotar o dia que usou e em que usou e o valor, isso para que você tenha um controle, por exemplo, você pode usar 200 reais do seu limite de 400, para que você não perca seu controle, vá anotando para saber o quanto ainda você poderá usar. Simples assim. Dê preferencia para pagamentos a vista, isso ajuda e muito você a se estabelecer e fazer com que tudo encaminhe de um melhor jeito e bem mais fácil. Não deu para pagar? Está com o orçamento apertado? Então a melhor coisa que você tem para fazer é ligar na sua central e fazer o parcelamento da divida. O que você não pode deixar é que as dividas gerem juros sobre juros o que fica de uma forma cada vez mais incalculável para ser paga! Os cartões de credito é o grande vilão em mais de 50% dos lares brasileiros hoje em dia.

Como organizar sua vida financeira

O segredo é simples, tenha tudo anotado, cada gasto, tanto com dinheiro, quanto com crediário, quanto com cartão de credito. Assim você fica por dentro do seu próprio orçamento para que nada dê errado. O segredo para trabalhar com o dinheiro é que você o domine e não deixe ser dominada por ele. Assim você saberá como trabalhar com o mesmo e terá a sua vida financeira organizada da melhor forma possível.

 

Top