Como organizar e preservar os remédios

Hoje em dia muitas são as pessoas que fazem o uso de medicamentos, ou ainda, desejam manter analgésicos, descongestionantes nasais, antialérgicos, anti-histamínicos ou outros…

Hoje em dia muitas são as pessoas que fazem o uso de medicamentos, ou ainda, desejam manter analgésicos, descongestionantes nasais, antialérgicos, anti-histamínicos ou outros à disposição no caso do advento de algum sintoma inesperado. Porém, na maioria das vezes, o armazenamento incorreto dos remédios ocasiona a sua perda da validade, de modo que isso se torna apenas descoberto quando o produto é ingerido e não causa efeito algum.

Atenção: Saiba mais sobre o que o consumo exagerado de medicamentos pode causar.

Evite jogar os seus remédios fora organizando-os da maneira correta (Foto: Divulgação)

Por esta razão, para você que deseja dispor de uma farmácia particular em casa e sempre com produtos novos e prontos para o uso, veja a seguir como organizar e preservar os remédios:

Como organizar os remédios

Para organizar os remédios de uma forma que facilite o seu acesso, adquira recipientes plásticos com tampa. Isto é, maletas, box organizadores ou até mesmo potes de sorvete decorados podem servir como base para a montagem de sua farmácia caseira – seja crativo na hora de começar a montagem e use suas habilidades artísticas para deixar seus recursos arrumados.

Utilize potes ou maletas plásticas para organizar a sua mini farmácia (Foto: Divulgação)

Em cada recipiente separe os tipos dos remédios. Ou seja, os comprimidos precisam ficar longe dos medicamentos em gotas, que por sinal, também devem estar separados das pomadas e assim sucessivamente. Utilize cores específicas para designar cada tipo de item presente dentro do box plástico e organize os remédios de forma minuciosa e precisa.

Como preservar os medicamentos

Se você tem o costume de guardar os seus remédios no banheiro, esqueça! Para preservar os remédios de uma forma que eles não vençam antes do prazo de validade é muito importante mantê-los longe de oscilações de temperatura e em ambientes totalmente fechados, longe da luminosidade. O armário da cozinha, em especial aquele que fica no alto e não tem uma utilidade prática, é o lugar ideal para fazer a sua farmacinha.

Mantenha o remédio dentro de sua própria caixa para facilitar o seu acesso (Foto: Divulgação)

Outra dica que fará toda a diferença na hora de você fazer uso do medicamento é mantê-lo em sua respectiva caixa e com a bula, para se informar mais sobre o uso e as contraindicações. Seguindo essas dicas você poderá organizar e preservar os medicamentos de uma forma inteligente e responsável.

Leia Também:  5 passos para acelerar seu metabolismo

Importante: Descubra os perigos da automedicação.

Top