Como o home office pode prejudicar o trabalho

Embora trabalhar em casa ofereça uma série de vantagens, é preciso tomar cuidado para não deixar que contratempos com filhos e familiares prejudiquem o…

Por Paulo Lima em 14/03/2013

Embora trabalhar em casa ofereça uma série de vantagens, é preciso tomar cuidado para não deixar que contratempos com filhos e familiares prejudiquem o seu rendimento. Uma pesquisa realizada em 90 países pelo grupo de soluções em escritório Regus revelou que imprevistos desse tipo acometem mais de 60% dos trabalhadores em esquema de home office.

Tais dados mostram que, ao contrário do que muita gente pensa, montar um escritório em casa é mais difícil do que parece. Prova disso é de que o estudo também apontou que apenas uma em cada 100 pessoas que têm interesse em praticar o home office consegue trabalhar nesse formato.

Fatores que podem prejudicar o trabalho em home office

Ao contrário do que muita gente pensa, montar um escritório em casa é mais difícil do que parece. (Foto: Divulgação).

Entre os fatores que podem prejudicar sua produtividade em home office está a falta de estrutura. Os profissionais enfrentam problemas com conexões fracas de internet e falta de acessórios fundamentais para o cotidiano de um escritório. Montar um ambiente improvisado ainda pode provocar má postura e sérios problemas de saúde.

Confira: pesquisa afirma que trabalhar em casa aumenta a produtividade.

As distrações domésticas estão entre os fatores que mais comprometem o rendimento no home office. (Foto: Divulgação).

Outro obstáculo são as distrações com assuntos domésticos. A interferência dos filhos, do marido, da mulher e, até mesmo, dos animais de estimação, atrapalham o rendimento de quem trabalha em casa. Ao dividir o tempo com as tarefas do lar, o risco de você não dar conta de concluir os seus compromissos dentro dos prazos programados é bem maior.

Também há a dificuldade de se estipular horários. Uma boa parte das pessoas que escolheram a própria casa para montar o seu escritório falha na hora de estipular limites para começar e terminar o serviço. É importante ter um horário de “chegada” e de “saída” do home office, assim como se você trabalhasse fora. Isso irá ajudá-lo a manter um maior controle sobre sua rotina.

Dicas para o home office dar certo

Para o seu home office dar certo, qualidades como disciplina e organização são fundamentais. (Foto: Divulgação).

Para o home office dar certo, você deve seguir algumas dicas. A primeira delas é investir na montagem deste espaço, que precisa ser confortável e oferecer todas as condições necessárias para você realizar o seu serviço.

Veja mais dicas para fazer o home office dar certo.

Além disso, converse com os seus familiares e peça para que eles não o interrompam enquanto estiver trabalhando. Para fazer que você não se distraia com os assuntos domésticos, monte seu escritório numa sala separada.

Por fim, não deixe de definir horários para começar e terminar o serviço e tenha disciplina para poder cumpri-los. Com força de vontade e empenho você vai conseguir superar todos esses desafios e driblar os fatores que podem prejudicar seu trabalho no home office.

Top