Editorial MDT 17/06/2013 Bem Estar

O estresse está cada vez mais presente na vida moderna. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência diária, entre outras situações, fazem com que o indivíduo esteja recebendo diversas doses de estrese ao longo do dia. Em alguns casos, o estresse é tão importante que pode trazer prejuízos à vida da pessoa. Saiba como o estresse afeta a saúde.

A rotina deixa muitos indivíduos estressados. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o estresse

O estresse é uma resposta do organismo que surge frente aos perigos enfrentados durante o dia. Ele é uma situação fisiológica que prepara o corpo para fugir ou lutar, entre outras atividades. Atualmente, o estresse é despertado por situações externas que incluem as condições físicas adversas (como dor, frio ou calor excessivo) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas no relacionamento, etc). Além dessas, podemos citar as condições internas, como as doenças e os problemas psicológicos.

Conheça os efeitos benéficos do estresse no corpo

O estresse fisiológico tem papel muito importante no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões ou em situações de perigo. Como resultado, o estresse colabora com o aumento da capacidade física, do raciocínio, da memória e da concentração. No entanto, quando o estresse é diário, pode trazer malefícios à saúde do indivíduo.

Em alguns casos, o estresse pode afetar o relacionamento entre as pessoas. (Foto: divulgação)

O estresse e seus malefícios

Segundo especialistas, o indivíduo que não consegue se adaptar ao estresse, tem associação direta com o desenvolvimento da depressão e da ansiedade. Esse efeito tem ligação com a liberação repetida do hormônio do estresse, colaborando com a diminuição da liberação da serotonina, uma substância importante para a manutenção do bem estar. Como resultado, o estresse diminui a qualidade de vida do indivíduo, reduzindo os sentimentos de prazer e realização. Além desses, outros resultados prejudiciais são:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Aumenta a chance de derrame e infarto;
  • Maior susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Ganho ou perda de peso;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Exacerbação dos sintomas da tensão pré-menstrual;
  • Inibição do aprendizado;
  • Redução da memória;
  • Exacerbação das lesões de pele.

 Aprenda a lidar com o estresse

Vale ressaltar que a melhor forma de combater o estresse é através de uma associação de medidas e de mudanças diárias. Além disso, é muito importante associar essas alterações, com um acompanhamento multiprofissional que envolva psicólogos e médicos. Conheça algumas dicas de como aliviar o estresse.

  • Manter uma dieta balanceada e saudável;
  • Inicie a pratica de exercícios físicos;
  • Aposte nas técnicas de relaxamento, como meditação e massagem.

    O estresse traz grandes malefícios à vida do indivíduo. (Foto: divulgação)

O estresse, quando fisiológico, pode trazer benefícios à vida do indivíduo. No entanto, quando ele se torna excessivo, proporciona graves consequências à saúde. Após conhecer mais sobre os malefícios do estresse e como alivia-lo, é ideal adotar um novo estilo de vida e obter as vantagens.

Outros artigos

Lojas Salvados RJ Produtos em Promoção

21/12/2010

Lojas Salvados RJ Produtos em Promoção

Para você que esta a procura daquela peça da coleção passada, um móvel ou eletrodoméstico que sofreu um pequeno arranhão quando a carga era transportada então vo...

Cursos Grátis www.ciddigital.org.br

23/09/2010

Cursos Grátis www.ciddigital.org.br

Sabemos que hoje muitas pessoas em que não tem possibilidades econômicas para realizar um curso pago geralmente sempre estão buscando por algumas alternativas em...

Mechas ombré em cabelos pretos

17/11/2014

Mechas ombré em cabelos pretos

Confira Mechas ombré em cabelos pretos. As mechas ombré fizeram muito sucesso quando foram lançadas e ainda fazem, sendo uma das grandes apostas para o verão 2015. O...