Como negociar um salário melhor

PUBLICIDADE
Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de pedir um aumento salarial

Cada empresa tem uma maneira diferente de lidar com as negociações de aumento de salário, mas de uma forma geral, elas partem do princípio de que o funcionário está satisfeito com os seus vencimentos, ou seja, se você está pretendendo pedir um aumento de salário, a melhor forma de começar é demonstrando ao chefe o seu desejo de ganhar mais dinheiro.

Porém, antes de bater na porta do seu superior e iniciar a negociação, é preciso que você esteja ciente de que realmente merece um aumento. Para tanto, reúna dados de aumento de produção e ganhos da empresa, melhora da posição no ranking do mercado, diminuição das dívidas e crescimento do número de clientes, entre outros, mostrando o quanto a sua contribuição pesou para os resultados.

É importante também saber os tetos salariais da sua área de atuação e quanto as empresas concorrentes pagam aos seus funcionários, para que você tenha uma base e consiga negociar melhor com o seu chefe. Pedir um pouco além daquilo que considera razoável, para que se houver contraproposta, chegue ao seu valor desejado. Mas não exagere na pedida.

PUBLICIDADE

Leve em conta os benefícios

Quando for negociar um salário melhor, seja flexível e leve em conta os benefícios que a empresa tenha a oferecer, pois no final, o valor agregado pode ser bem interessante. Caso você ainda não receba, tente incluir no pedido algumas comissões, bônus por metas atingidas, plano de saúde (inclua os dependentes), férias remuneradas, redução de jornada de trabalho e compartilhamento de lucros, entre outros.

A hora certa de pedir

Veja se é a hora certa de iniciar uma negociação de aumento de salário

Muita gente se pergunta quando é a hora certa de pedir um aumento salarial. Na verdade, não existe uma hora certa para isso, já que cada um tem as suas necessidades e sabe quando merece ou está precisando de um aumento. No entanto, é preciso ter bom senso e evitar fazer o pedido se a empresa estiver em situação financeira delicada ou se o seu chefe estiver em momento pessoal ruim.

Espere passar essas situações, marcando uma reunião assim que a turbulência acabar.

Saiba lidar com o “não”

Caso a resposta seja negativa, tenha paciência, seja educado e aguarde uma nova chance

Nem sempre você receberá um sim para a sua proposta, mesmo que saiba como negociar um salário melhor, receber um não faz parte do processo. Neste caso, seja maleável, escute as razões do seu chefe para a negativa e tente argumentar e justificar a sua pedida.

Se mesmo assim não der certo, relaxe, seja cordial e aguarde até que apareça uma nova oportunidade de negociação.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.