Como não ser um líder autoritário

PUBLICIDADE
Ter flexibilidade é uma das competências mais importantes para não ser um líder autoritário.

O espírito de liderança é uma competência cada vez mais exigida nos novos profissionais. Hoje, não basta ter uma boa formação teórica e dominar os conteúdos da área, é preciso saber trabalhar em equipe e ter flexibilidade frente aos desafios impostos pelo mercado de trabalho. Por isso, para não cair no erro de se transformar num gestor autoritário, você deve desenvolver certas habilidades. E como elas não vão surgir da noite para o dia, é importante adotar algumas estratégias capazes de auxiliar neste processo mudança.

Como não ser um líder autoritário

Geralmente, os líderes autoritários só costumam apontar os erros aos funcionários ao invés de ajudá-los a resolvê-los.

Para os especialistas no assunto, o líder autoritário é aquele que se acha dono da verdade e que não aceita a opinião da equipe. Sob o lema “eu mando e você faz”, ele não consegue atuar com bom senso e, deste modo, acaba comprometendo o desempenho de todo o grupo.

Para não ser este tipo de gestor, você deve colocar em prática alguns conselhos. Por exemplo, ao invés de expor o erro de um profissional de forma constrangedora, aponte soluções para consertá-lo. Além disso, identifique junto com o funcionário as falhas que levaram ao problema, assim ele não irá se equivocar novamente.

PUBLICIDADE

Procure ainda ser aberto ao diálogo com os membros de sua equipe. Dê a eles liberdade para opinar, dar ideias e, por que não, discordar, desde que a critica seja consubstanciada por argumentos válidos. Agindo desta forma, todos se sentirão mais valorizados dentro da empresa e terão disposição para executar suas tarefas.

Seja aberto às críticas e seus funcionários se sentirão mais à vontade para trabalhar.

Outra característica interessante do líder autoritário é que dificilmente ele põe a mão na massa. Na maioria das vezes, ele fica fiscalizando o pessoal, esperando a primeira oportunidade para apontar as falhas de alguém. Portanto, colabore com o grupo dentro daquilo que estiver ao seu alcance, ao invés de ficar procurando erros nesse ou naquele funcionário. Por mais que esta também seja a sua função, você não deve usá-la para impor medo nos profissionais.

Outra dica importante é sempre elogiar a equipe, e não apenas um único profissional, nem tão pouco atribuir ao seu comando o sucesso de algum projeto. Faça com que todos percebam que o trabalho desenvolvido por cada um é importante para o crescimento da empresa. Além disso, aja sempre com equilíbrio e justiça, sem beneficiar alguém só porque esta pessoa é mais próxima de você.

Bom, agora que já sabe quais são as características de um líder autoritário, veja o que você está fazendo de errado e comece a mudar o quanto antes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.