Como Mudar de Nome

Se você não gosta do seu nome, recebe muitas brincadeiras e gozações por isso, e em determinadas situações se sente descriminado ou humilhado perante…

Por Redacao em 05/03/2011

Se você não gosta do seu nome, recebe muitas brincadeiras e gozações por isso, e em determinadas situações se sente descriminado ou humilhado perante as outras pessoas e sempre desejou mudar seu nome, hoje em dia isso já é possível, existem algumas barreiras que deverão ser ultrapassadas, mas nada que você não consiga.

O primeiro passo para esta realização é que você já tenha alcançado a maioridade civil que é 18 anos de idade, daí em diante a lei prevê um prazo normal em que você poderá efetuar o pedido desta mudança, este prazo é de 12 meses, mas você deve saber que não poderá mudar alterando o sobrenome da família.

Se o seu problema for no primeiro nome, você poderá pedir esta alteração no Cartório de registro civil, aqueles que fazem certidão de nascimento e realizam casamento; mas se o problema for no sobrenome, este pedido deverá ser feito através da Justiça, e o juiz pode negar o pedido, a realização da mudança de nome neste caso deverá ser avaliada pelo juiz e se ele entender que não é necessário a autorização será negada, outra coisa importante neste caso é que não exista processos anteriores na Justiça, a mudança também não poderá ser realizada.

Quando é iniciado o processo para mudança de nome na justiça, é solicitado para anexar ao processo certidões da Justiça Federal, Estadual, dos Juizados Especiais, do Cartório Distribuidor e de Protestos, se estiver tudo correto, a chance de conseguir realizar a mudança é grande, caso contrário é melhor nem tentar, pois o pedido será negado com certeza.

Quando seu nome faz homenagem a alguém, do tipo jogadores famosos de antigamente, mas não causa humilhações nem constrangimento e simplesmente não te agrada, você poderá mesmo assim solicitar a mudança, mas é muito provável que seja negada a sua solicitação.

A mudança de nome é muito comum em homens que tenham nome de mulher e vice versa, ou quando o nome soa com algo ridículo, que acaba expondo você a ser motivo de piada perante os outros. Só por desejo também não será concedido a mudança. E para as pessoas que possuem opções sexuais diferentes a mudança de nome somente poderá ser realizada, através de um vasto processo que pode levar muito tempo e com realização de cirurgia de mudança de sexo.

Top