Como Montar uma República de Estudantes

Com as universidades localizadas em cidades específicas, a mudança de jovens de outras cidades para essas cidades com as instituições, é algo cada vez…

Por Editorial MDT em 18/02/2011

Com as universidades localizadas em cidades específicas, a mudança de jovens de outras cidades para essas cidades com as instituições, é algo cada vez mais comum. O primeiro fator a ser analisado é a moradia, pois onde esses estudantes vão morar? É aí que surgem as repúblicas de estudantes, um local onde vários estudantes residem em comum. Montar uma república pode não parecer algo muito simples, mas com algumas dicas e informações, pode ser algo um pouco mais leve. O primeiro passo é escolher os moradores, ou seja, com quem você vai dividir essa casa, apartamento, enfim, o imóvel.

Você vai estar dividindo contas e responsabilidades com essas pessoas. Pode ocorrer da pessoa não pagar ou deixar você não mão. Por isso é preciso confiar ou mesmo analisar bem a pessoa antes de fechar o grupo de moradores. Algumas casas já são mobiliadas, ideais para quem deseja montar república. Mas, se preferir, você pode mobiliar com seus móveis, assim como os demais moradores da casa. É preciso também deixar estipulado a divisão das contas. Vocês precisarão arcar com aluguel, água, luz, etc. O total dessas contas será então dividido por todos os integrantes da casa ao final de cada mês.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como organizar uma república, pois não é uma tarefa fácil. Além das contas e do dinheiro, que é uma das partes mais complicadas de se viver com outras pessoas, há a organização da casa. Muitas vezes é um único banheiro para várias pessoas. O cômodo precisa se manter limpo e organizado, assim como o resto da casa. A limpeza e organização são os dois itens essenciais para uma convivência pacificadora e precisam ser seguidos por todos.

Uma república de estudantes requer responsabilidade, organização, cuidados e pagamentos dentro de prazos. Saiba com quem dividir uma casa, como fazer isso e tome cuidado com todos os contras. Além dos aspectos delicados, você também pode curtir um ambiente descontraído e divertido, mesmo por que serão vários jovens habitando um único local, o que pode ser uma experiência inesquecível.

Essas foram algumas dicas para montar república. Pesquise na cidade de sua universidade mais informações sobre o assunto. Estudantes e imobiliárias são os principais pontos de informação sobre repúblicas. Boa Sorte!

Top