Como Montar Uma Decoração Retrô

Já pensou em inovar a decoração da sua casa com um toque retrô? Então saiba que existem muitas idéias para incorporar móveis e objetos…

Por Isabella Moretti em 08/04/2011

Já pensou em inovar a decoração da sua casa com um toque retrô? Então saiba que existem muitas idéias para incorporar móveis e objetos antigos ao visual do seu lar. Não se trata apenas de aproveitar as velharias, mas sim de exaltar traços nostálgicos que continuam sendo admirados por muitas pessoas.

A decoração retrô, também chamada de vintage, resgata elementos que fizeram sucesso em décadas passadas e procura adaptá-los as tendências atuais. Antes de inovar o visual de determinados ambientes residenciais, o morador precisa desenvolver um projeto para colocar em pauta o que precisa ser feito para reproduzir o estilo vintage.

Algumas pessoas apostam na reforma de móveis antigos para conseguir proporcionar um visual retrô ao espaço residencial. Neste caso, a mobília da vovó ganha espaço principalmente na sala, na cozinha e no quarto. Além da restauração de móveis, outro fator que também ressalta o estilo vintage é o uso de eletrodomésticos e objetos característicos das décadas de 50 e 60.

Os eletrodomésticos retrô possuem funcionalidades bem limitadas às que existem hoje, por isso nem sempre eles são compatíveis com os ambientes da casa. No entanto, algumas fabricantes estão aproveitando a beleza do design vintage para lançar novos produtos, ou seja, eletrodomésticos com traços retrô, porém tecnologia avançada.

Os equipamentos com visual vintage possuem traços sofisticados e permitem a possibilidade de fazer uma viagem no tempo através da decoração. É principalmente na cozinha que as marcas do estilo retrô podem ser encontradas, ou melhor dizendo, nos eletrodomésticos coloridos (bege, vermelho, azul). Utensílios e eletroportáteis também retomam o visual vintage.

Há muitas idéias de decoração retrô que podem ser explorada no projeto, porém é fundamental fazer as combinações da maneira correta. Cores e formas não devem se apresentar em desarmonia, elas precisam criar uma atmosfera nostálgica que repercutam tendências, não elementos cafona. Além do visual anos 50 e 60, algumas decorações ainda aproveitam perspectivas do estilo colonial.

Como montar uma decoração retrô?

É necessário conhecer as tendências vintage e descobrir as características que ressaltam o estilo em cada cômodo para saber montar uma decoração retrô adequadamente. Confira a seguir algumas dicas de acordo com os ambientes residenciais:

– Sala com Decoração Retrô: possui móveis típicos de décadas passadas, sendo que o morador pode optar pelas peças coloniais ou por aquelas que fizeram sucesso durante as décadas de 50 e 60. Poltronas estofadas com acabamento cuidadoso, bancos vintage com pés palitos e revestimento estampado, objetos decorativos com temas florais, abajur laqueado e uma vitrola são elementos nostálgicos e acolhedores para a sala de estar. Uma TV e um telefone retrô também combinam com o espaço.

Cozinha com Decoração Retrô: cheia de charme, ela exalta a presença dos eletrodomésticos em designs que fizeram sucesso durante a década de 50. O armário pode ser azul, vermelho ou verde claro. A geladeira e o fogão apresentam traços característicos, com as formas levemente arredondadas e cores que chamam atenção.

– Quarto com Decoração Retrô: o ambiente possui características do estilo romântico, ou seja, possui cores claras e móveis delicados. Uma penteadeira com espelho que possua bonito acabamento pode ressaltar o aspecto retrô do dormitório, com o efeito quarto de princesa. A combinação do retrô-moderno também é indicada para esse ambiente, nesse aspecto é possível decorar as paredes com imagens de personalidades como Marilyn Monroe, Elvis Presley, James Dean e The Beatles.

 

Top