Como montar uma casa na árvore, passo a passo

Como montar uma casa na árvore, passo a passo

Ter uma casa na árvore é o sonho de muitas crianças e também de adultos, que ficam encantados com os modelos que geralmente aparecem…

Por Andre em 29/08/2012

Ter uma casa na árvore é o sonho de muitas crianças e também de adultos, que ficam encantados com os modelos que geralmente aparecem nos filmes, em que os personagens passam bons momentos de lazer e descanso, nas casas montadas em uma ou mais árvores.

Muitas crianças e adultos têm o sonho de montar a sua própria casa na árvore (Foto: Divulgação)

Seja para servir de esconderijo, lugar para as crianças brincarem ou até mesmo como um cômodo extra para a residência, onde é possível guardar alguns objetos e tirar alguns momentos de descanso, as casas na árvore estão se tornando cada vez mais presentes no Brasil.

Ainda não definiu o projeto da casa? Conheça as Plantas de casa na árvore

Se você tem um quintal cheio de árvores ou possui um terreno onde é possível construir um imóvel desse tipo, não deixe de conferir o passo a passo de como montar uma casa na árvore.

Outra opção para a criançada: Casinha para brincar: fotos, dicas

Para garantir a segurança, é necessário escolher com atenção as árvores que serão usadas (Foto: Divulgação)

Passo 1: Escolhendo as árvores

O primeiro passo é a escolha das árvores. Dependendo do tamanho da casa que você deseja construir, poderão ser necessárias até três ou mais árvores. O ideal é que a árvore tenha uma idade mediana e que seja saudável. Caso fique em dúvida sobre a saúde da árvore, você deve consultar biólogos, agrônomos ou engenheiros florestais.

Eucalipto, figueira, macieira, carvalho e pinheiro são algumas das boas opções, lembrando que a árvore deve ter tronco com pelo menos 80cm de diâmetro, não pode estar plantada em declive e nem possuir raízes curtas.

Passo 2: Preste atenção às características da árvore

Em seguida, é necessário observar características como a altura da árvore, os galhos (grossura e ângulo de crescimento) e a sua saúde em geral, pois disso tudo dependerá a segurança da casa na árvore. Nesse ponto, você deve levar em conta quais serão os usuários do imóvel.

Caso sejam crianças, o ideal é que a casa esteja bem próxima ao solo, em uma altura mínima de 30cm. Já para os adultos, a altura pode ser superior a 10m, ou seja, será necessária uma árvore bem maior.

As casas na árvore para crianças devem ser montadas mais próximas ao solo (Foto: Divulgação)

Passo 3: O design da casa

Se você mora em uma região que venta bastante, será necessário montar uma casa na árvore com o design e materiais apropriados, pois a ventania faz com que a árvore balance, consequentemente resultando em uma casa que balançará muito. Nestes casos, além de um design diferenciado, é aconselhável construir a casa na parte inferior da árvore.

O auxílio de um arquiteto ou engenheiro é fundamental nessa parte.

Passo 4: Os materiais

Para montar a casa na árvore, prefira materiais resistentes e que garantam a segurança de quem vai utilizá-la. Madeira de lei, de reflorestamento ou de demolição são boas opções tanto para a estrutura quanto para a escada (não se esqueça do corrimão). No telhado, utilize telhas impermeáveis e bem resistentes.

Se você não possui conhecimentos técnicos para montar a casa na árvore, o ideal é contratar uma empresa especializada nesse tipo de construção (Foto: Divulgação)

Passo 5: A montagem da casa

Caso você não tenha conhecimentos técnicos necessários para a montagem de uma casa na árvore, é recomendável a contratação de profissionais de confiança e que sejam experientes no ramo. Em sites de busca, como no Google, você encontra diversas empresas que atuam nessa área, como a Casa na Árvore (www.casanaarvore.com).

Top