Como montar um minicasamento

O principal objetivo das cerimônias e festas de casamento é compartilhar a celebração e a felicidade do casal com as pessoas mais queridas para…

Por Editorial MDT em 14/01/2012

No minicasamento, cada detalhe é importante. (Foto: Divulgação)

O principal objetivo das cerimônias e festas de casamento é compartilhar a celebração e a felicidade do casal com as pessoas mais queridas para eles. Portanto, não é necessário convidar a sobrinha da tia-avó que mora no Amazonas ou o namorado da vizinha, já que você não tem intimidade com eles. Por isso, os noivos têm optado por realizarem cerimônias e festas mais simples, porém, mais personalizadas. Então, esse tipo de casamento foi apelidado de minicasamento. E se você pretende ter uma festa mais intimista e econômica, saiba como montar um minicasamento.

Em primeiro lugar, faça a lista de convidados, que deve conter apenas os seus amigos e parentes mais próximos, ou seja, as pessoas que você sabe que ficarão realmente felizes com a sua união. Essa lista deve ter no máximo 100 convidados, mas nada impede que ela seja maior, caso você ou o seu noivo possuam mais amigos e parentes queridos.

A festa deve ser feita em um local aconchegante e que, de preferência, seja especial para os noivos como uma chácara, um clube, um hotel fazenda, na praia, entre outros. O importante é que as pessoas possam interagir facilmente entre si e que fiquem muito bem acomodadas. Quanto à cerimônia, uma capela seria mais intimista que uma grande igreja, mas tudo depende do seu gosto pessoal.

O local da cerimônia deve ser intimista e aconchegante. (Foto: Divulgação)

Um minicasamento não precisa ser um casamento pobre em detalhes. Pelo contrário, como são menos convidados, você poderá caprichar e personalizar cada detalhe do seu grande dia, a começar pelos convites, que podem conter frases pessoais. O bolo pode ser servido em forma de cup cakes e as mesas precisam ter enfeites florais baixos para que os seus convidados possam conversar entre si sem obstáculos.

Os enfeites de mesa baixos permitem que os convidados conversem entre si. (Foto: Divulgação)

Além do mais, a trilha sonora pode ser escolhida por você e pelo seu noivo, contendo músicas que fizeram parte da história de vocês e dos presentes. Desse modo, a festa fica mais intimista e personalizada. Então, faça um set list e dê para o programador de som tocá-la ou, se preferirem, contratem uma banda com poucos integrantes para tocar enquanto os convidados se divertem.

Os minicasamentos podem ser muito mais divertidos que casamentos enormes, cheios de pessoas que os noivos nem conhecem. Sendo assim, além de economizar com os preparativos, você poderá ter o casamento dos seus sonhos com um minicasemento. Portanto, pense nessa ideia e seja muito feliz!

Top