Como montar horta em apartamento: dicas, conselhos

Se você gosta de plantar e cultivar suas próprias hortaliças e plantas e mora em um apartamento, não se preocupe, mesmo assim é possível…

Se você gosta de plantar e cultivar suas próprias hortaliças e plantas e mora em um apartamento, não se preocupe, mesmo assim é possível ter a sua própria horta. Muitas pessoas têm o hábito de plantar suas próprias coisas e ingerir, desta forma, produtos naturais, sem conservantes ou químicos.

A primeira coisa que você deve fazer para plantar em seu apartamento é escolher um local apropriado. Lembre-se, hortaliças e outras plantas precisam receber a luz solar por pelo menos cinco horas por dia, portanto, escolha lugares onde essas plantas possam pegar sol pela manhã, como varandas, janelas, ou outros ambientes em que este aspecto se torne possível.

Veja também: Como montar uma horta em casa – Fotos e modelos

Escolha ambientes onde suas plantas possam ter contato com a luz solar (Foto: divulgação)

Preocupe-se com o lugar onde essas plantas poderiam ser plantadas, invista em vasilhames ou vasos grandes, ou então produza artefatos com canos ou garrafas, preparando recipientes espaçosos onde essas plantas poderão ser depositadas com espaço e ventilação necessárias para seu crescimento.

O solo deve ser propício para o crescimento das hortaliças, sendo melhor investir-se em solos orgânicos, com baixa acidez para não prejudicar o desenvolvimento da plantação em geral. Evite adubos químicos e terras comuns, adquira terras propícias para plantio, encontradas em qualquer loja de artigos agrários.

Escolha o solo apropriado para que suas plantas nasçam naturalmente (Foto:divulgação)

Confira mais aqui: Saiba como organizar uma Horta de Temperos em Casa ou no Apartamento

A plantação não será feita em um espaço grande, portanto lembre-se disso quando for adquirir as sementes para plantio, optando por plantações que possuam as raízes curtas como alface, coentro, cebolinha, salsa ou até mesmo frutos de pequeno porte como tomate-cereja ou morango. Plantações de grande porte sugerem solo profundo para que amadureçam, portanto não se empolgue, seu apartamento não pode se tornar um campo agrícola, ok?

Leia Também:  Cuidado com a segurança das crianças na cozinha

Após escolher o local e as plantas que quer obter em seu apartamento, não esqueça de sua manutenção, pois as mesmas devem ser regadas inicialmente por pelo menos três vezes ao dia. Os cuidados em regar as plantas devem ser seguidos criteriosamente se você quiser garantir o bom amadurecimento das mesmas. Após suas plantas já estarem em uma boa fase de crescimento, você pode regá-las apenas uma vez ao dia.

Monte sua horta e garanta uma alimentação saudável para você e sua família (Foto: divulgação)

Além do ato de regar todos os dias, é interessante que você possa observar as larvas e pragas que poderão nascer ao redor de suas hortaliças, portanto sempre esteja atento em como estão suas plantas, e retire os vermes e pragas que possam estar interferindo continuamente. Proteja suas plantas de insetos, e outros tipos de animais que podem contaminar e atrapalhar o desenvolvimento das mesmas. Após seguir essas dicas, esbalde-se em sua horta e produza seus próprios alimentos de forma natural, garantindo a você e sua família uma alimentação saudável.

 

Top