Como migrar o blog do Tumblr para o WordPress

Como migrar o blog do Tumblr para o WordPress

Os usuários do Tumblr, serviço de blog que permite a publicação de textos, fotos, vídeos, áudio e muito mais, foram pegos de surpresa com…

Por Andre em 23/05/2013

Os usuários do Tumblr, serviço de blog que permite a publicação de textos, fotos, vídeos, áudio e muito mais, foram pegos de surpresa com a notícia da venda do Tumblr para o Yahoo!, no último dia 20 de maio, negócio que envolveu uma quantia equivalente a mais de R$ 2 bilhões.

A venda do Tumblr para o Yahoo! parece não ter agradado a muitos usuários da plataforma (Foto: Divulgação)

E parece que uma boa parte deles não ficou satisfeita com a mudança de proprietário, tanto é que está havendo uma grande migração de usuários do Tumblr para o WordPress, plataforma gratuita que é uma das maiores concorrentes do serviço que agora pertence ao Yahoo!.

De acordo com Matt Mullenweg, fundador do WordPress, o número de importação de posts do Tumblr para o seu serviço saltou de 400 a 600 migrações por hora para mais de 70.000 postagens/hora após o anúncio da compra do Tumblr pelo Yahoo!.

E se você também está entre aqueles que não ficaram satisfeitos com o negócio e anda desconfiado a respeito do futuro do Tumblr, pode fazer a mudança de todo o seu conteúdo para a plataforma rival gratuitamente.

Saiba mais: Tumblr é comprado pelo Yahoo! por 1100 milhões de dólares

Criando um blog no WordPress

Primeiramente, é necessário criar um blog no WordPress para então importar o conteúdo do Tumblr (Foto: Divulgação)

Se você está se perguntando como migrar o blog do Tumblr para o WordPress, o primeiro passo é acessar o site do WordPress e clicar no link “Comece a usar”, para cadastrar o seu blog.

Em seguida, preencha o formulário com os dados solicitados (nome, e-mail, senha, endereço do blog) e escolha entre a versão gratuita ou a versão paga do WordPress, que se diferem pela possibilidade de usar um domínio personalizado no modelo com assinatura anual.

Para finalizar, clique em “Criar blog” e aguarde a chegada de uma mensagem de confirmação no e-mail cadastrado por você. Assim que ela for enviada, o seu novo blog já estará criado. Após criar um blog no WordPress, você já poderá migrar todo o conteúdo postado no Tumblr para a nova plataforma.

Migrando o blog do Tumblr para o WordPress

Em poucos minutos, todo o conteúdo postado no Tumblr será transferido para o WordPress (Foto: Divulgação)

Agora, acesse o painel administrativo do WordPress e vá até a aba “Ferramentas”. Lá, selecione a opção “Importação” e, na página seguinte, escolha “Tumblr”. Depois, clique em “Conecte ao Tumblr para começar” e aguarde até que seja direcionado ao Tumblr, onde será necessário liberar o acesso do WordPress à sua conta, para copiar todo o conteúdo postado.

Aprenda: GIFs para Tumblr – como fazer

Para terminar, selecione o blog do Tumblr que deseja importar e clique no botão “Importar este blog”. A partir daí, basta esperar o processo de importação finalizar para que aconteça a migração do blog do Tumblr para o WordPress, lembrando que o procedimento pode demorar um pouco para ser finalizado.

Top