Como melhorar o sinal wireless em casa
As conexões wireless surgiram como grande solução para quem possui mais de um ponto de acesso na residência (computadores, notebooks, tablets, smartphones ou videogames)…
As conexões wireless surgiram como grande solução para quem possui mais de um ponto de acesso na residência (computadores, notebooks, tablets, smartphones ou videogames) e não aguentava mais aquele monte de fios espalhados pela casa, que eram necessários para levar o sinal da internet para outros pontos distantes de onde o modem está instalado.
No entanto, alguns pequenos problemas podem surgir e atrapalhar o nível do sinal wireless, fazendo com que a velocidade diminua consideravelmente ou que a internet não chegue a alguns pontos da casa. Os principais fatores que levam a isso são as paredes do imóvel, que dificultam a chegada do sinal a alguns locais, além de grandes objetos e de roteadores sem fio instalados na vizinha, causando interferência.
Posicionando o roteador
Para melhorar o sinal wireless em sua casa, você pode tomar algumas simples atitudes, como posicionar o roteador, aparelho responsável pela distribuição do sinal sem fio, na região mais central da casa, para que o sinal atinja todos os cômodos da residência.
Ele deve ficar sob algum móvel mais alto, como em cima de uma estante, por exemplo, e bem distante de obstruções e aparelhos que causem interferência (televisores, telefones sem fio e outros dispositivos eletrônicos).
Configurações
A perda ou a diminuição do sinal wireless pode também estar ligada a alguma configuração do roteador. Os aparelhos normalmente vêm com a configuração padrão de fábrica, ou seja, pode ser que todos os roteadores da sua vizinhança estejam usando o mesmo canal de frequência.
Consulte o manual de instruções do seu roteador e altere o canal em que ele trabalha. Isso pode diminuir as interferências. Caso você não tenha conhecimento para mudar a configuração, é melhor contratar um profissional especializado para realizar o serviço.
Além disso, fique atento às atualizações de firmware do seu roteador, visitando o site do fabricante e verificando se há alguma novidade para o modelo que você possui.
Substituindo a antena
A maior parte dos roteadores vem com antenas de pequeno alcance, que transmitem o sinal wireless em todas as direções. Trocá-las por antenas de maior alcance, nos modelos que permitem a substituição, já deve resolver o problema. Quanto maior o número de dBi (unidade de medida da potência do sinal), maior é a capacidade de alcance da antena.
Repetidores de sinal
Os repetidores são dispositivos que servem para reenviar o sinal wireless obtido do roteador principal, sendo muito eficientes na tarefa de melhorar o alcance do sinal da internet. Um ou dois repetidores instalados em casa certamente irão contribuir bastante para distribuir a conexão por toda a residência, com uma qualidade melhor.