Como melhorar o networking com 6 dicas

Aprenda como melhorar o networking com 6 dicas. O networking é algo vital para a carreira de qualquer profissional. Somente através dele é possível…

Aprenda como melhorar o networking com 6 dicas. O networking é algo vital para a carreira de qualquer profissional. Somente através dele é possível ampliar a rede de contatos, crescer dentro da empresa e conquistar novas parcerias.

Melhore as oportunidades da carreira fazendo contatos. (Foto Ilustrativa)

Melhore as oportunidades da carreira fazendo contatos. (Foto Ilustrativa)

A palavra networking vem sendo muito utilizada pelos brasileiros no ambiente corporativo. Ela permite o compartilhamento de ideias e informações entre pessoas de um mesmo grupo. A prática dessa atividade é marcada pela reciprocidade e ajuda a gerar mais negócios de sucesso.

Como melhorar o networking com 6 dicas

Milhares de pessoas estão fazendo networking nesse exato momento, no entanto, nem sempre elas se comportam de maneira adequada. Veja a seguir algumas dicas:

Controle a timidez

A timidez costuma ser uma inimiga do networking. Portanto, procure superar as dificuldades de se relacionar com as pessoas e vença a introspecção. Deixar de ser tímido é um exercício diário, que se configura em pequenas ações. Você deve conhecer técnicas de conversação, conhecer pessoas e falar sobre negócios.

Busque sempre agregar

Todo profissional que deseja crescer na carreira deve ser um agregador, tanto de pessoas quando de conteúdo. Ele deve se atualizar sobre os temas da sua área e pertencer a um grupo, com membros que compartilhem do mesmo interesse.

Agregue pessoas e conteúdo. (Foto Ilustrativa)

Agregue pessoas e conteúdo. (Foto Ilustrativa)

A lista de contatos não cai do céu

Se você não sabe como melhorar o networking, então comece pela lista de contatos. Crie coragem para pedir os contatos dos profissionais da sua área, mas sem atropelar. Relacione-se, a princípio, com os amigos dos amigos, ao invés de optar por relacionamento com desconhecidos. Criar uma rede de networking é um trabalho árduo, mas que no final vale muito a pena.  

Leia Também:  Programa de trainee Ernst & Young Terco 2012

Evite conflitos

Muitas pessoas não sabem como conduzir uma relação de networking e acabam criando conflitos. Fazer inimizades pode ser algo comprometedor para o seu negócio, afinal, um “inimigo” jamais fará uma indicação sua no mercado.

Mostre o seu valor

Ao se relacionar profissionalmente com uma pessoa, deixe claro os seus interesses. Aproveite para destacar os seus pontos fortes e trocar informações relevantes. Carregue consigo cartões de visita ou um portfólio, afinal, nunca se sabe quando surgirá uma oportunidade de negócio. Jamais ofereça serviços que estão fora da sua lista de especialidades.

Encontre formas de demonstrar o seu valor. (Foto Ilustrativa)

Encontre formas de demonstrar o seu valor. (Foto Ilustrativa)

Cuidado com o exagero

Algumas pessoas acabam “forçando demais a barra” na hora de fazer networking. A abordagem fica chata e invasiva. Para evitar isso, respeite o limite do outro, vá devagar nas conversas e procure ouvir mais do que falar.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como melhorar o networking? Deixe um comentário. Se tiver mais dicas, comente também.

 

Top