Como Melhorar a Voz para Cantar

Você percebe que são muitos os cantores que não fazem muito esforço, ou seja, cantam como se estivessem falando e contam com uma voz…

Você percebe que são muitos os cantores que não fazem muito esforço, ou seja, cantam como se estivessem falando e contam com uma voz linda e agradável. Contudo, se você acredita que tem um potencial para ter o hobbie de cantar, mas nota que precisa de uma ajudinha para garantir uma voz mais atraente, saiba que existem algumas dicas e sugestões para que você consiga obter um nível maior de qualidade neste aspecto. Você pode não notar, mas se prestar atenção, a quantidade de cantores no Brasil vem aumentando rapidamente, principalmente para o gênero sertanejo universitário, e caso você tem o sonho de se tornar mai uma das revelações dos últimos tempos, não desanime e saiba que pode haver chances, desde que você se dedique a isso e tenha bom senso. Contudo, para começar a ter o canto como hobbie ou profissão é preciso que você tenha um timbre agradável e que tenha um destaque interessante, caso contrário, você terá um trabalho e dificuldade maior para conseguir dominar este seu possível ‘dom’ de cantar. Assim, é válido ressaltar que não existe uma fórmula ou truque para que você comece a cantar bem de um dia para o outro, caso contrário, todo mundo saberia cantar otimamente bem e desejaria arriscar no mundo da música, não? Cada pessoa possui um tipo de timbre e suas qualidades e características, desta forma, para que você consiga dominá-lo, não existe melhor alternativa do que fazer aulas de canto com um profissional capacitado.

Frequentando aulas de canto você receber indicações e orientações do profissional de como realizar determinados exercícios vocais, os quais muitos cantores famosos realizam, sejam para aquecer ou para melhorar a vocalização. Algo importante que geralmente é passado pelos professores de canto é aprender a controlar a respiração, o qual é essencial para que você consiga cantar os mais variados estilos de músicas sem perder o fôlego ou ficar ‘bufando’ sobre o microfone, isso evite falhas na voz e a deixa muito mais agradável. Para começar a cantar bem não existe outra forma do que colocar em prática, ou seja, aprende-se cantar, cantando com certa frequência. Desta forma, pratique sempre que puder, seja durante o banho, enquanto realiza fazeres domésticos, no karaokê, enfim, lembrando das dicas obtidas nas aulas de canto e tendo bom senso, isto é, nada de ficar gritando ou se acabando literalmente com música fazendo com seus vizinhos tenham que te alertar de tal exagero.

Continuar Lendo  Supostos Participantes para A Fazenda 5

Outro ponto importante para que no fim você consiga cantar bem é levar em consideração a ressonância, este é um exercício em que você deve manter a boca fechada e sem apertar os lábios, e assim fazer um bocejo reprimido. Em seguida, inspire lentamente, prenda a respiração por aproximadamente três segundos e com a boca ainda fechada libere um ‘M’ bem extenso em tom grave. Inicie com um volume baixo e aumente gradativamente , e enquanto emite este tipo de som mantenha a ponta da língua levemente apoiada nos dentes superiores. Este é um dos exercícios mais realizados para quem deseja melhorar o desempenho vocal, sendo que é indicado que você faça também exercícios de dicção, de percepção musical auditiva, extensão, vocalises, projeção, flexibilidade e muitos outros. Pense da seguinte forma, a sua boca e voz é o instrumento que irá gerar música, pois cantar não deixa de ser uma arte, mas para começar a cantar é preciso afinar o instrumento assim como qualquer outro. Além disso, é preciso cuidar muito bem deste instrumento, e para melhor qualidade de sua voz, mantenha as pregas vocais bem hidratadas, por este motivo, não fique sem uma boa garrafinha ou copo de água.

Top