Como melhorar a energia do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um local normalmente associado ao estresse e esgotamento. Além de passar horas desenvolvendo atividades do emprego, as pessoas também…

Por Isabella Moretti em 12/12/2012

O ambiente de trabalho é um local normalmente associado ao estresse e esgotamento. Além de passar horas desenvolvendo atividades do emprego, as pessoas também precisam lidar com situações que testam a paciência diariamente, como o chefe mal-humorado ou o colega fofoqueiro.

Um ambiente de trabalho bagunçado e sujo aumenta os níveis de estresse. (Foto: Divulgação)

Como o ambiente corporativo é repleto de tensão e negatividade, os profissionais começaram a buscar meios para ‘curar’ o espaço. As técnicas utilizadas variam, mas normalmente possuem o mesmo objetivo: afastar as vibrações ruins e atrair as energias positivas para que a vivência no trabalho seja mais tranquila e agradável.

Feng Shui no ambiente de trabalho

Um dos grandes aliados para melhorar a energia do ambiente de trabalho é o Feng Shui. A técnica milenar chinesa explora a harmonia entre vários elementos, como cores, objetos e posicionamentos. Quando aplicado em um determinado espaço que precisa ser curado, o Feng Shui concentra mais energia positiva e menos negatividade.

A aplicação do Feng Shui consegue trazer bons fluídos para o ambiente corporativo, melhorando assim o relacionamento entre as pessoas. A rotina também se torna mais tranquila, sem tantas fofocas, competições e brigas.

Leia mais: Feng shui na mesa de trabalho – dicas, como fazer

Energia no ambiente de trabalho: dicas

Veja a seguir algumas dicas do Feng Shui para melhorar a energia no ambiente de trabalho:

A mesa de trabalho precisa ficar em ordem, sem papeladas. (Foto:Divulgação)

1. Posicionamento
Na hora de posicionar os móveis no ambiente, procure distribuí-los de modo que o trabalhador se sente sempre de frente para à porta e de costas para a parede. Este detalhe ajuda a evitar enganos, traições e má sorte.

2. Cores apropriadas
No ambiente corporativo, as cores neutras, claras e discretas são as mais utilizadas, pois elas ajudam a relaxar. Por outro lado, o excesso de tonalidades como verde e vermelho devem ser evitado, pois causam distrações e irritabilidade.

3. Manter tudo em ordem é fundamental
Uma mesa de trabalho bagunçada ou uma estante de arquivos totalmente desarrumada colocam em xeque a credibilidade do profissional. A desordem também costuma comprometer a tarefa de harmonizar o ambiente, pois atrasa a vida. Para manter a organização, é necessário ainda descartar os objetos que trazem lembranças ruins, quebrados, incompletos ou que simplesmente não são mais usados.

4. Manter o local limpo
A limpeza é outra recomendação do Feng Shui para que o ambiente de trabalho desfrute de energias positivas. Por isso, tenha uma lata de lixo no espaço para descartar os itens sem utilidade e adquira o costume de fazer uma faxina completa sempre que possível.

Truques de Feng Shui melhoram a energia do ambiente. (Foto:Divulgação)

5. Mais sucesso
Para atrair sucesso e fama na vida profissional, inclua objetos dourados na mesa de trabalho.

6. Mais prosperidade
Elabore um arranjo com flores amarelas e vermelhas, para atrair mais prosperidade e riqueza.

7. Mais amor
No canto superior direito da mesa de trabalho, coloque uma foto da pessoa amada ou da família.

Veja também: Cromoterapia para ambientes de trabalho

Top