Como medir sua pressão em casa

Como medir sua pressão em casa

Como medir sua pressão em casa? – Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que desejam prevenir hipertensão arterial e desfrutar de…

Por Isabella Moretti em 21/12/2014

Como medir sua pressão em casa? – Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que desejam prevenir hipertensão arterial e desfrutar de uma vida saudável. Todas as pessoas podem fazer a medição em casa através de um aparelho manual ou digital.

Como medir sua pressão em casa. (Foto: Divulgação)

A medição da pressão nada mais é do que a possibilidade de acompanhar as variações do batimento do coração. Conhecer a frequência cardíaca é uma forma de descobrir se existe algo de errado com o organismo e, assim, procurar a ajuda de um médico.

Todas as pessoas devem aprender a medir pressão, principalmente os hipertensos. As pessoas que sofrem com essa condição possuem mais chances de desenvolver doenças cardíacas e outras enfermidades que se manifestam de forma silenciosa.

Leia mais: Remédios naturais para pressão alta

Como medir sua pressão em casa?

O esfigmomanômetro manual. (Foto: Divulgação)

O aparelho usado para medir pressão se chama esfigmomanômetro. Trata-se de um estetoscópio, combinado a um revestimento para o braço, uma pequena bomba, uma válvula e um mostrador.

Confira a seguir o passo a passo de como medir sua pressão em casa:

1. O paciente deve se sentar em um lugar calmo e silencioso. Ele deve apoiar o braço sobre a mesa para que seja feita a medição. É importante que o membro esteja estendido na altura do coração. Ainda com relação à postura, é recomendado estar com os pés apoiados no chão e as costas na cadeira.

2. Coloque o aparelho de pressão no braço esticado, no lado contrário do cotovelo.

3. Localize o pulso. Posicione a cabeça do estetoscópio acima da artéria do braço.

4. No caso do monitor manual, aperte a bomba para inflar a almofada, até atingir 30 pontos. Dessa forma, é possível escutar melhor o coração. Abra a válvula de ar e veja a queda de pontos a cada batimento cardíaco. Observe a primeira pulsação e anote o valor que aparece no monitor (pressão sistólica). Continue esvaziando a almofada até ouvir o último som, então anote a medida (pressão diastólica). Repita o processo mais uma vez para confirmar os valores.

O esfigmomanômetro digital. (Foto: Divulgação)

5. O aparelho digital é mais simples de usar, pois basta apertar um botão para que todo o trabalho de medição seja realizado. Alguns esfigmomanômetro são tão modernos que se encarregam de inflar a almofada e ainda emitem alertas sonoros.

6. Junte o primeiro valor com o segundo e você terá a pressão arterial.

7. Interprete os dados: 120/80 (pressão normal), 120 a 139/80 a 89 (pré-hipertensão), 140 a 159/90 a 99 (hipertensão estágio 1), 160/100 (hipertensão estágio 2).

Dicas para medir pressão

Se tiver dúvidas, procure um médico. (Foto: Divulgação)

• Antes de usar o esfigmomanômetro, é importante procurar saber se o aparelho está calibrado e dentro do prazo de validade.

• Peça para um profissional especializado verificar se o esfigmomanômetro está funcionando corretamente. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por ano.

• Procure medir a pressão arterial sempre no mesmo braço.

• A pressão deve ser medida no período da manhã, em jejum e depois de urinar.

Você ainda tem dúvidas sobre como medir sua pressão em casa? Então assista ao vídeo a seguir:

Top