Como manter o coração saudável

O coração é um órgão de extrema importância para o nosso organismo. Vários problemas podem prejudicar o funcionamento dessa perfeita bomba, levando ao funcionamento…

Por Editorial MDT em 30/06/2013

O coração é um órgão de extrema importância para o nosso organismo. Vários problemas podem prejudicar o funcionamento dessa perfeita bomba, levando ao funcionamento debilitado. É necessário estar atento para os sinais que possam indicar possíveis doenças cardiovasculares. Saiba mais sobre o assunto e veja como manter o coração saudável.

O coração exige cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Saúde do coração

Segundo especialistas em Cardiologia, a população deve estar atenta para os principais fatores de risco para o coração. Apesar de terem causas que não podem ser evitadas, como a questão da idade e hereditariedade, existem outros motivos que podem ser controlados como pressão alta, cigarro, diabetes, obesidade, sedentarismo, colesterol e estresse.

Os homens devem começar a fazer um check-up por volta dos 30 anos de idade e as mulheres, por volta dos 40. Porém, isso vai depender dos fatores de risco. Uma grande preocupação dos médicos é com o estilo de vida das crianças. Como a cada dia elas estão mais obesas e sedentárias, os cuidados devem começar logo cedo, para evitar que se tornem adultos com problemas cardíacos.

A alimentação saudável é essencial para a saúde do coração. (Foto: divulgação)

Como manter o Coração saudável

1. Pratique exercícios físicos: os exercícios aeróbicos devem ser praticados por no mínimo 30 minutos por dia. Segundo pesquisas, as atividades ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca em aproximadamente 14%.

2. Peso ideal: a obesidade é uma das principais doenças crônicas do mundo e um a cada dez pessoas no mundo é obesa. O excesso de peso e a obesidade aumentam os riscos do desenvolvimento de cardíacas.

3. Sorria: essa condição ajuda a diminuir as taxas de hormônios relacionados ao estresse, aumentando os níveis de endorfina e neurotransmissores. Isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui o estresse.

4. Tenha uma alimentação: aposte no consumo de alimentos integrais, aveia, linhaça, azeite, alho, pois ajudam a manter a saúde do coração.

5. Adote pequenas mudanças: troque o elevador pelas escadas, o arroz branco pelo integral e diminua o estresse. Essas alterações podem ajudar na saúde do coração.

6. Procure manter a saúde do coração: converse com o médico sobre a realização de exames como ecocardiograma e eletrocardiograma.

7. Consuma menos sal: duas pitadas de sal por dia podem diminuir em até 13% o risco de doenças cardíacas.

Pratique exercícios físicos. (Foto: divulgação)

O coração é um órgão vital que merece cuidados especiais. Alguns hábitos que afetam o coração podem ser extremamente prejudiciais, como alimentação inadequada, sedentarismo e outros. É essencial adotar um estilo de vida saudável para manter a saúde do coração

Top