Como Manter a Saúde na Terceira Idade?

PUBLICIDADE

Atingir a terceira idade com saúde e muita disposição não é algo tão simples. Quando somos jovens queremos sempre curtir a vida, não nos preocupamos com uma boa alimentação, com o estresse e os perigos do fumo e da bebida. Após os 50 ou 60 anos, o nosso corpo passa a se sentir debilitado com o cansaço e até problemas de saúde. É então nessas horas que passamos a refletir o porquê de tal situação.

Na terceira idade, as doenças são os principais inimigos dos idosos. Infelizmente, nem todas as pessoas que desejam viver bem possuem condições em virtude da falta de recursos. Sendo assim, é necessário observar bem as recomendações médicas e de nutricionistas para que, pelo menos, se mantenha uma alimentação adequada e balanceada.

E para quem não cuidou da saúde quando era jovem, ainda há solução? Calma, nem tudo está perdido! Ainda é possível desfrutar de uma terceira idade de forma saudável e com uma qualidade de vida de dar inveja a muitas pessoas. Para isso, alguns cuidados devem ser (diariamente) tomados como regras. Dentre as principais atitudes estão os exercícios físicos, pois eles são fortes aliados para a manutenção da saúde.

PUBLICIDADE

Dentre as inúmeras atividades ideais para manter a terceira idade em forma, podemos citar os exercícios aeróbicos (de baixo impacto), as caminhadas, andar de bicicleta, a hidroginástica, atividades de musculação, ginástica, yoga. Tudo isto provoca um melhoramento no sistema nervoso e um forte relaxamento do corpo.

Neste artigo, abordaremos com mais intensidade um exercício que é de extrema importância para a terceira idade. Para usufruir, você não precisa gastar dinheiro e ainda ganha vários benefícios para a sua saúde. Estamos nos referindo a uma boa caminhada. Vamos conhecer um pouco mais dela?!
A caminhada é um tipo de prática que beneficia as pessoas na terceira idade. Geralmente, os idosos se deslocam até praças, parques ou calçadões para realizá-la. Sobre o resultado desta atividade, ela proporciona bom funcionamento do sistema cardíaco e ainda mantem o seu peso ideal. No entanto, para que ela surta o efeito desejado, é preciso manter uma alimentação equilibrada.

Os idosos que já fazem caminhadas no seu cotidiano afirmam que não vivem sem ela. Eles garantem que após este exercício cotidiano passaram a ser mais felizes e desfrutar de mais saúde. Conheça outros benefícios que uma caminhada proporciona:

– Melhor digestão alimentar;
– Auxílio no controle do diabete ou artrite;
– Reduz o colesterol;
– Maior equilíbrio no andar.

Mas, para fazer uma boa caminhada é preciso adotar algumas regras! É verdade, não é de todo jeito. Afinal de contas, a sua saúde está em jogo. Vamos direto ao ponto:

– Evite caminhar debaixo de sol forte. Os melhores horários são pela manhã e à noite;
– Sempre tome bastante água no início, durante e logo após a caminhada;
– Use sempre roupas leves;
– Faça uma alimentação leve;
– Use sapatos confortáveis;
– Antes de iniciar, faça alongamentos para evitar lesões nos músculos da perna e no corpo.

PUBLICIDADE

Atingir a terceira idade é motivo de celebração. Por isso, cuidar da saúde do corpo é a garantia de ter dias melhores e mais felizes. Faça bons exercícios e curta bem a vida com sua família.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.