Como Manter a calma no Trabalho

Em primeiro lugar respire. Aliás isso vale para todas as situações de stress. Antes de explodir, respire longa e pausadamente. Preste atenção no ar…

Em primeiro lugar respire. Aliás isso vale para todas as situações de stress. Antes de explodir, respire longa e pausadamente. Preste atenção no ar entrando e saindo, que você vai diminuindo a tensão.

Mas isso vale para quando a situação já está no limite, quando a raiva já está presente e vai se avolumando, avolumando até encontrar como saída um ataque de fúria . A questão está em o que fazer antes, para que a bolha não se forme e exploda deixando marcas – algumas indeléveis.

O estresse no trabalho não é uma ação isolada do contexto em que o trabalhador vive. Pelo contrário. É muito comum que o motivo do estresse esteja fora do trabalho. Para prevenir é melhor revisar a vida e ver o que está errado.

Algumas situações estão fora da nossa capacidade de mudança e o melhor que fazemos é aprender a conviver com elas, ou adaptar a rotina. Por exemplo se o trânsito, o ônibus e o metrô lotados,  faz com que já chegue irritado no trabalho, verifique a possibilidade de mudança de horário para andar no contra-fluxo, ou de mudar-se para mais perto do trabalho. Aí o ganho será duplo: mais tempo livre e melhor qualidade de vida.

Rotinas massacrantes, alimentação inadequada e noites mal dormidas são inimigas de um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso.

Mas mesmo dentro do ambiente de trabalho, pequenas mudanças podem ajudar a fazer o dia-a-dia no trabalho mais prazeroso.

Organize-se

Arrume o seu espaço. Você se sentirá mais à vontade e fará com que a sua identificação com o lugar aumente, tornando o tempo que você passa ali mais prazeroso. Mas cuidado: Uma mesa limpa é prenúncio de organização, o que também ajuda a manter a calma e inibe o estresse. Nas empresas japonesas, por exemplo, a limpeza é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados. Quando você arruma o espaço externo, o interno, ganha, de brinde, uma limpeza interior. Vale também para computadores, para a área de trabalho, para o sistema de armazenamento de arquivo. Limpe sempre e jogue fora o que não precisa.

Faça amigos

Outro ponto que ajuda e fazer amigos. Mas para isso é preciso se aproximar dos colegas e conhece-los. Não se encastele em uma montanha inacessível. Conhecer os colegas reduz a tensão do ambiente. Aproveite um momento do café e faça elogios. Fazer um elogio é uma ótima maneira de começar uma conversa. E  fuja das fofocas.

Tenha foco

Tenha prioridade e não acumule funções. Quem faz tudo, faz tudo de qualquer jeito. Aí, o tiro sai pela culatra. Quando se sentir atolado, não tenha medo de sentar-se com seu superior e dividir as tarefas. Isso é profissionalismo.

Não procrastine

Não fique adiando tarefas, nem perdendo tempo com e-mails que não trazem nada para a sua vida e que consomem o seu tempo, o que depois deixará você irritado por não ter cumprido o que se propôs. Se tiver dificuldade, comece a selecionar  2 ou 3 tarefas que, quando completadas, lhe aproximarão dos seus objetivos e lhe darão prazer. Você pode fazer muito mais, mas tem que ter certeza de que fará aquilo, aconteça o que acontecer. Isso muda a sua relação com o trabalho.

Faça pausas

Levantar, dar uma volta, tomar uma água ou chá – melhor que café para quem quer se manter calmo – fazem com que você conheça mais gente..

Tenha planos

Pense no amanhã. Seja otimista. Trace uma meta que o faça ver porque está trabalhando naquele lugar. Gente feliz se estressa menos.

Descanse

Deixe os problemas do trabalho, no trabalho e só volte a pensar neles no dia seguinte. Ao chegar em casa  tente se ocupar com alguma atividade que lhe dê prazer, como por exemplo, escutar sua música preferida, passear com a família, rever  amigos e não volte ao computador se você acabou de sair de um. Para as mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho, procure tirar alguns minutos para você. Se tranque no quarto e fique em paz. Feliz, consigo mesma.

Tudo isso fará diferença no seu dia a dia e você não será aquela pessoa tão estressada no ambiente de trabalho. Passe a gostar daquilo que faz e oi faça da melhor maneira possível, mas é claro que nunca se esquecendo do seu tempo para você, afinal a vida é única então, cuide-se

 


Top