Como limpar rejunte: dicas

Limpar a casa não é uma tarefa fácil, mas existem áreas que são ainda mais difíceis de conservar, como por exemplo, o rejunte. Os…

A limpeza do rejunte garante a beleza e a higiene do espaço.

Limpar a casa não é uma tarefa fácil, mas existem áreas que são ainda mais difíceis de conservar, como por exemplo, o rejunte. Os vãos entre as peças de cerâmica que revestem a casa costumam acumular sujeira com o tempo e até mesmo adquirem uma coloração que compromete a estética do acabamento.

Não sabe como colocar rejunte? Então aprenda: Como usar rejunte de azulejo

A escolha dos pisos e azulejos para revestir a casa costuma valorizar a decoração, além do que cria facilidades para fazer a limpeza nos espaços residenciais, como banheiro, cozinha, área de serviço, entre outros cômodos. Apesar de todas as vantagens, os rejuntes merecem atenção especial da parte dos moradores.

Quando a limpeza dos rejuntes não é realizada com certa regularidade, a higiene e o bem-estar do ambiente são fatores que ficam comprometidos. As pequenas frestas que existem no acabamento com pisos ou azulejos acumulam poeira, mofo, gordura, restos de comidas e outras impurezas.

A conservação dos rejuntes deixa o acabamento mais bonito.

No entanto, quando a manutenção do rejunte é adequada, os moradores podem contar com o acabamento bonito e resistente por mais tempo. Além de higienizado, o a beleza do ambiente também é otimizada graças à conservação do revestimento vertical e horizontal.

Quando o rejunte está quebrado, a limpeza da superfície não é suficiente para deixar o acabamento bonito funcional. Na verdade é necessário retirar o rejunte afetado para aplicar uma nova argamassa.

Receitas caseiras para limpar rejunte

Para manter o rejunte limpo, não é preciso gastar dinheiro com produtos específicos, basta recorrer a algumas soluções caseiras. Confira a seguir algumas receitas para fazer a limpeza completa:

1. A limpeza do rejunte dos azulejos da cozinha e do banheiro pode ser realizada de forma simples e prática. Basta preparar uma pasta de bicarbonato de sódio com limão e aplicar no rejunte com uma escova de dente velha. Deixe o composto agir por 15 minutos e depois remova com água.

Limpe a superfície azulejada para combater o mofo.

2. Para que o rejunte não acumule mofo, existe outra técnica caseira que promete bons resultados. Em primeiro lugar, esfregue o azulejo com detergente líquido e enxágue. Depois, aplique água sanitária entre os rejuntes e deixe agir por 10 minutos. Este procedimento tem resultados mais eficientes quando executado na superfície azulejada do banheiro logo depois do banho quente.

3. Existe uma solução eficiente para deixar os pisos e azulejos brilhando. Ela consiste na mistura de ½ xícara de vinagre branco, ½ xícara de amônia em um litro de água e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Aplique a solução entre os rejuntes e aguarde a ação de 10 minutos para enxáguar.

 Leia mais: Como limpar pisos de porcelanato

Top