Como limpar pisos de madeira: cuidados, dicas

Os pisos e carpetes de madeira são a escolha de muita gente na hora de revestir o chão da casa. Produtos naturais deixam a…

Por Editorial MDT em 03/10/2012

Os pisos e carpetes de madeira são a escolha de muita gente na hora de revestir o chão da casa. Produtos naturais deixam a decoração da casa elegante, mas devem ser bem cuidados para que se conservem bonitos. Os cuidados com os pisos de madeira já começam na instalação. É necessário que haja um espaço entre piso e parede para que exista espaço para o piso se expandir sem que corra o risco de empenar. Por ser orgânico, esse tipo de piso também pode diminuir de tamanho e até mudar de cor, por isso devem ser resguardados da chuva e do sol.

Conserve seu piso sempre bonito com alguns cuidados básicos (Foto: divulgação)

Como limpar pisos de madeira: cuidados, dicas

Você pode seguir algumas dicas para limpar pisos de madeira. A primeira delas é fazer a limpeza somente com um pano úmido. O pano pode ser molhado em água com duas gotas de detergente neutro e torcido bastante antes de passá-lo no chão.  É importante torcer bem o pano para evitar que a água pingue sobre o piso. Caso derrube algum líquido sobre o piso, enxugue na mesma hora. Se quiser usar algum produto para a limpeza, fuja dos que tenham silicone na composição e prefira soluções à base de amoníaco.

Use aspirador de pó ou vassoura para a limpeza diária (Foto: divulgação)

Cuidados ao limpar pisos e carpetes de madeira

Tome alguns cuidados ao limpar carpetes e pisos de madeira: água sanitária e palha de aço jamais podem ser utilizadas para esse fim. Outros produtos abrasivos e detergentes do tipo saponáceo também não podem ser usados. Se você estiver fazendo uma reforma em casa e caírem gotas de tinta ou verniz, não se desespere. As manchas podem ser tiradas com thinner ou querosene, mas com muito cuidado, pois estes produtos também podem danificar o piso.

Só encere se houver necessidade (Foto: divulgação)

A limpeza com pano molhado deve ser feita somente uma vez a cada semana. Se for fazer uma limpeza dos pisos de madeira diariamente use uma vassoura com cerdas macias ou um aspirador de pó com um bocal que não encoste no piso, para não riscá-lo. Nem todos os pisos de madeira precisam ser encerados, por isso veja se o procedimento é necessário para evitar que a superfície do piso fique gordurosa e mais difícil de limpar.

Veja outras dicas do Mundo das Tribos para a limpeza de sua casa:

Como limpar diferentes tipo de pisos

Pisos e azulejos: dicas para facilitar a limpeza

Top