Como limpar pedras que revestem pisos e paredes

Como limpar pedras que revestem pisos e paredes

Como limpar pedras que revestem pisos e paredes? Pedras são usadas em diversas partes da decoração tanto externa quanto interna e apesar de conferir…

Por Redacao em 25/11/2014

Como limpar pedras que revestem pisos e paredes? Pedras são usadas em diversas partes da decoração tanto externa quanto interna e apesar de conferir um lindo e rústico visual a casa, muitas vezes com o tempo encardem trazendo a dúvida de qual seria a maneira certa de limpá-las. As pedras podem ser usadas no revestimento de piso de varandas, pátios, bordas de piscinas e churrasqueiras. Nestes casos, entre as pedras usadas mais frequentemente estão as do tipo São Tomé, mineira, goiana e também os granitos e cada uma tem sua técnica para ser higienizada adequadamente.

Confira: Cortina romana para decoração

Como limpar pedras que revestem pisos e paredes - Ter revestimento de pedras em pisos e paredes é super usado e elegante, mas como limpar essa decoração adequadamente? (Foto: Divulgação)

Como limpar pedras que revestem pisos e paredes

Na hora de limpar as pedras que revestem a decoração da sua casa é preciso saber qual a melhor forma de fazer isto e quais produtos não podem ser usados. Muitas pessoas para tirar a sujeira pesada pensam em usar produtos abrasivos ou quimicamente agressivos como soda cáustica, álcool, querosene, removedores e solventes, o que é altamente não recomendável, pois o certo é limpar apenas com agentes que detenham pH neutro. Usar os produtos errados pode resultar na descoloração da superfície, entre outras possíveis danificações. Confira abaixo algumas dicas de como limpar pedras que revestem pisos e paredes:

Leia também: Banheiros decorados pequenos

Pedras podem ser usadas das mais diversas maneiras na decoração externa e interna (Foto: Divulgação)

  •  As pedras para revestimento mais porosas e com rugosidade demandam limpeza regular e cuidados constantes para evitar o acúmulo de sujeiras. No caso de pisos residenciais, o recomendável é uma varrer diariamente, usando uma vassoura limpa.
  • Utilize pouca água durante a limpeza
  • Tanto em paredes quanto em pisos as pedras podem ser escovadas semanalmente com esfregões ou vassouras de certas macias mergulhadas em uma solução de detergente neutro diluído em água.
  • Nunca aplique o detergente diretamente sobre a pedra, porque essas ações podem ocasionar manchas no material.
  • Lavadores de alta pressão podem ser usados eventualmente sem adição de produtos químicos para limpar superfícies naturais não polidas como por exemplo granitos e quartzitos. Porém é importante lembrar que a utilização frequente desses equipamentos pode levar à desagregação de minerais do material rochoso e comprometer a durabilidade do revestimento.
Leia mais: Casas com fachadas e garagem

É preciso ter muito cuidado na hora de limpar as pedras da sua decoração por que existem produtos que danificam a cor e estrutura da pedra (Foto: Divulgação)

  •  Óleos, graxas, gasolina, terra, tintas em geral ou outras substâncias como vinagre, limão, refrigerante e vinho tinto, derramados sobre o revestimento, devem ser removidos e limpos com água e detergente neutro com a maior rapidez possível, para evitar o aparecimento de manchas.
  • No caso de sujeiras incrustadas limpe com água e sabão neutro, com o auxilio de escovões com cerdas mais rígidas ou jatos d’água sob pressão.
  • Para limpar a terra acumulada, a orientação é usar uma lavadora com água pressurizada, mas empregada com baixa pressão, de modo a preservar a superfície da rocha.

Procure ajuda especializada

No revestimento de pisos de pedra em exteriores é preciso observar certas qualidades do material para promover uma maior durabilidade. (Foto: Divulgação)

Se nada do que você já tentou resolveu é possível procurar ajuda especializada de empresas que saiba como limpar pedras que revestem pisos e paredes. Algumas pessoas têm problemas na remoção de limo em áreas sombreadas e úmidas da rocha ou na retirada de manchas de óleos. Durante a instalação do revestimento rochoso é possível impermeabilizar o verso das placas e a base do revestimento prevenindo assim manchas ou alterações na cor decorrentes de infiltração. Existe também a possibilidade de impermeabilizar com produtos hidro e óleo repelentes o revestimento sujeito ao contato com óleos, graxas e outros tipos de gorduras.

 

Top