Como limpar os vidros sem manchar

Na hora de fazer a faxina em casa, uma das maiores dificuldades dos moradores está na limpeza dos vidros. Para quem não tem experiência,…

Por Isabella Moretti em 22/05/2012

Limpe o vidro usando soluções caseiras ou produtos apropriados.

Na hora de fazer a faxina em casa, uma das maiores dificuldades dos moradores está na limpeza dos vidros. Para quem não tem experiência, é complicado escolher os melhores produtos para remover a sujeira das janelas, portas e outras superfícies de vidro que fazem parte da residência.

Para que os vidros fiquem limpos e com a transparência realçada, é necessário se empenhar na remoção da poeira, gordura e outros resíduos, além de fazer uma manutenção sempre que possível. Quando a limpeza é realizada regularmente, torna-se mais fácil manter a conservação.

Os produtos apropriados para limpar vidro costumam ter um bom efeito, mas nem sempre são viáveis financeiramente. Por isso, quem busca outras opções para a limpeza deve apostar nas receitas caseiras e adotar alguns cuidados básicos para que a superfície de vidro não fique danificada por causa de manchas.

Saiba mais: Limpa vidros caseiro

Cuidados básicos para a limpeza do vidro

A limpeza não deve ser feita se houver exposição direta do sol.

• É recomendado evitar a limpeza nos dias ensolarados, pois a incidência da luz solar acaba secando o produto antes de polir o vidro. Prefira, então, limpar as superfícies de vidro nos dias dublados.

• Evite o uso de pano normal ou de esponja aspera e adote jornal amassado ou uma flanela de microfibra.

Polir o vidro com jornal é uma boa possibilidade, pois o papel ajuda o vidro a recuperar o seu brilho e torná-lo mais resistente à sujeira.

• Outros itens que podem ser usados para deixar o vidro brilhante são as fraldas de tecido e o apagador de lousa limpo.

• Para não danificar o vidro, os produtos com cloro, água sanitária e amoníaco devem ser evitados.

• No caso do vidro cristal, a limpeza precisa ser ainda mais cuidadosa, por isso não aplique produtos abrasivos.

Solução caseira para limpar o vidro

Prepare uma solução caseira para limpar o vidro.

1. Misture duas colheres (sopa) de amônia com 1/2 copo de álcool para limpeza e 1/4 de colher (chá) de detergente. Adicione a substância numa garrafa com borrifador e acrescente também água. Chacoalhe o recipiente para misturar bem e, por fim, aplique a solução no vidro. Lembre-se que a amônia pode ser substituída por suco de limão.

2. No caso do vidro estar empoeirado, passe primeiramente uma folha de jornal para remover a sujeira. Em seguida, use um pano macio, limpo e que não solte fiapos para fazer a limpeza, umedecendo-o com água e álcool. Se a solução não for suficiente, são recomendados sabão e detergente neutro.

3. Em um dia nublado, misture vinagre branco com água, umedeça um pano macio e limpe o vidro. Ao limpar, procure adotar movimentos numa mesma direção.

Veja também: Casa – estratégias de limpeza 

Top