Como limpar o ferro de passar

A limpeza do ferro de passar é essencial para que as peças de vestuário não sejam danificadas por manchas. Este tipo de cuidado também…

Não use parafina e esponja abrasiva para limpar o ferro.

A limpeza do ferro de passar é essencial para que as peças de vestuário não sejam danificadas por manchas. Este tipo de cuidado também se revela importante para manter a conservação do ferro e eliminar a sujeira que pode atrapalhar no funcionamento adequado.

Com o tempo de uso, é natural o ferro de passar acumular sujeira e apresentar um funcionamento deficiente. Este problema se intensifica quando o equipamento é utilizado de forma inadequada, ou seja, com uma temperatura elevada e que o tecido não é capaz de suportar. Assim, a fibra acaba sendo queimada e gruda no esmalte do ferro.

Saiba mais: Passar roupas – dicas, cuidados

O que NÃO fazer ao limpar o ferro

Existem muitas dicas sobre como fazer a limpeza do ferro de passar, mas nem todas são apropriadas. Por exemplo, as pessoas antigamente costumavam usar parafina e palha de aço para limpar, no entanto este procedimento resultava em mais sujeira no aparelho após utilizá-lo. Os resíduos da parafina, que ficam impregnados na base do ferro, também causam amarelamento ou escurecimento.

O uso da palha de aço ou esponja abrasiva é capaz de causar danos invisíveis a olho nu. Em muitos casos, o ferro de passar deixa de cumprir a sua missão de alisar os tecidos e começa a enrugá-los. Este problema acontece porque o revestimento antiderrapante da base é removido através de uma limpeza agressiva.

Remova a sujeira sem danificar o aparelho.

Com o uso da parafina desaconselhável, é importante encontrar outros meios para remover a sujeira do ferro sem afetar o aparelho e as roupas que serão passadas. O método escolhido para a limpeza deve considerar o material de fabricação, que pode ser tanto o alumínio, como o inox e a cerâmica.

Leia Também:  Shampoo Vult para Cabelos Claros

Limpeza do ferro de passar: passo a passo

Confira a seguir uma receita simples e prática para limpar o ferro de passar:

1. Prepare uma solução com meio copo de água e meio copo de vinagre branco;

2. Em seguida, passe a mistura na superfície do ferro usando uma bucha macia. Faça isso com a base do aparelho ainda morna;

3. Por último, passe um pano úmido para remover a solução completamente.

Dicas úteis

Faça a limpeza do ferro de passar roupa periodicamente.

• No caso de um ferro antigo e sem a camada antiderrapante, é recomendado usar saponáceo em pó com esponja macia. A técnica de limpeza deve ser realizada com o ferro desligado e frio, além do que requer cuidado para que o produto usado não obstrua as saídas de vapor.

• Não use objetos pontiagudos para desobstruir as saídas de vapor e nem adicione produtos no compartimento interno do ferro. A solução mais apropriada é realizar o procedimento de autolimpeza pelo menos uma vez por mês, seguindo as instruções do fabricante.

Veja também: Ferro a vapor – preços, onde comprar

Top