Como limpar o cooler do PC?

Como limpar o cooler do PC?

Problemas como lentidão, travamentos, telas azuis e desligamentos súbitos, entre outros que podem aparecer no computador, geralmente são causados por falhas no sistema operacional…

Por Andre em 03/07/2013

Problemas como lentidão, travamentos, telas azuis e desligamentos súbitos, entre outros que podem aparecer no computador, geralmente são causados por falhas no sistema operacional ou pela atuação de algum malware, levando muitos usuários a pensar em formatar o PC.

Muitos problemas que rotineiramente aparecem nos PCs podem ser causados pela sujeira do cooler (Foto: Divulgação)

Além dessas causas mais comuns, tais problemas também podem surgir devido ao superaquecimento de alguns componentes internos da máquina, algo que indica que o cooler não está funcionando corretamente.

Responsável por refrigerar as partes internas do PC, o cooler tem o seu desempenho afetado quando se encontra carregado de sujeira, que normalmente se acumula com o passar do tempo. No entanto, com uma boa limpeza do cooler, tais falhas podem ser resolvidas.

Limpando o cooler da fonte

Modelo básico de posicionamento dos dois coolers no gabinete (Foto: Divulgação)

Para limpar o cooler do PC, o primeiro passo é desligar o aparelho da tomada. Em seguida, desconecte os cabos do gabinete e retire os parafusos da tampa, utilizando uma chave Phillips. Retire a tampa e deite o gabinete sobre uma mesa, para facilitar a ação.

Na maioria dos computadores, há dois coolers, sendo um deles localizado na parte de cima do gabinete, junto à fonte de alimentação, e o outro próximo ao processador, na parte central.

Cooler da fonte (Foto: Divulgação)

Para a limpeza do cooler da fonte é necessário removê-la do gabinete, desparafusando-a. Em seguida, destaque o cooler do periférico e, com o auxílio de um pincel, cotonete, papel higiênico, pano seco ou secador de cabelo, retire o excesso de poeira acumulado nas hélices e no contorno do dispositivo. Feita a limpeza, coloque tudo de volta em seus respectivos lugares e parafuse as peças.

Limpando o cooler do processador

Cooler do processador (Foto: Divulgação)

Já a limpeza do cooler do processador requer maiores cuidados, começando por evitar qualquer contato com os componentes da placa-mãe, para não danificá-los. Para iniciar, retire os parafusos que prendem o cooler ao hardware e remova a hélice. Usando cotonete, pano, papel higiênico ou outros produtos do tipo, limpe a peça.

No caso da parte do cooler que fica em contato com o processador, ela pode conter vestígios da pasta térmica que evita o superaquecimento do chip. Faça a limpeza utilizando papel ou pano umedecido com um pouco de álcool e aproveite também para remover os resíduos que estejam no próprio processador.

Com um pincel, cotonete, papel higiênico ou pano, é bem fácil limpar o cooler do processador (Foto: Divulgação)

Após a limpeza, reaplique a pasta térmica no mesmo lugar, pois ela é fundamental para ajudar a evitar o superaquecimento do PC e o surgimento de falhas. Para finalizar, recoloque o dispositivo em seu lugar e não se esqueça de parafusá-lo e de reconectar o cabo que o liga à placa-mãe, caso ele tenha sido desconectado.

Top