Como limpar micro-ondas: passo a passo

O micro-ondas é um equipamento que cria facilidades no dia a dia dos moradores, simplificando a tarefa de esquentar ou mesmo preparar os alimentos.…

A limpeza do micro-ondas deve ser feita sempre depois do uso.

O micro-ondas é um equipamento que cria facilidades no dia a dia dos moradores, simplificando a tarefa de esquentar ou mesmo preparar os alimentos. No entanto, existem algumas dúvidas relacionadas à manutenção do aparelho, ou seja, as melhores formas de manter a conservação e fazer a limpeza.

Contando com um micro-ondas na cozinha, a pessoa não precisa perder tempo esquentando a refeição no fogão e nem sujar tantos utensílios ao cozinhar. Em poucos minutos, o eletrodoméstico deixa o alimento pronto para o consumo, dispondo de recursos modernos para programar o tempo de aquecimento.

Com o passar do tempo, os micro-ondas estão se tornando cada vez mais modernos e dotados de novas funções. Hoje, já é possível encontrar fornos multifuncionais, formados por grelha, visor e relógio. Praticamente todos os modelos permitem usar comandos de acordo com o tipo de prato que será preparado, como é o caso da lasanha, da pizza e da pipoca.

Veja também: Microondas Brastemp – modelos, preços

Tecnologias à parte, o micro-ondas continua dando dor de cabeça na hora de fazer a limpeza. Por mais prático que seja o seu uso para preparar alimentos, a remoção da sujeira não é tão simples como parece e necessita de alguns cuidados. A tarefa de fazer a limpeza se torna ainda mais complicada quando o alimento, sólido ou líquido, é derrubado no interior do eletrodoméstico.

Passo a passo para limpar micro-ondas

A limpeza consiste em remover resíduos de alimentos, mau cheiro, poeira e gordura acumulada.

• Preocupe-se em limpar o forno tanto por dentro como por fora, usando um pano úmido e limpo;

• A limpeza deve acontecer sempre depois de usar o micro-ondas, afinal, fica mais fácil remover os resíduos de alimentos e manter o aparelho conservado. A manutenção frequente é também uma forma de evitar manchas e o mau cheiro;

Continuar Lendo  Receitas saudáveis com castanhas

• Pelo menos uma vez por semana faça uma limpeza completa e eficaz para evitar que a sujeira atrapalhe a vedação;

• Para acabar com os odores do micro-ondas, é recomendado colocar um copo de água ou suco de limão para aquecer. Escolha a potência máxima e deixe o líquido aquecendo por três minutos. Retire o recipiente e passe um pano macio seco;

• A limpeza externa do forno serve para acabar com a gordura e a poeira acumulada. Para realizá-la, é necessário desligar o eletrodoméstico, colocar algumas gotas de detergente neutro no pano umedecido por água e passar por toda a extensão do forno. Já na área do painel, é recomendado usar pano seco;

• Ao limpar o micro-ondas, a pessoa deve evitar produtos abrasivos e esponjas de aço;

• Caso o micro-ondas tenha manchas, passe um pouco de água oxigenada 20 volumes com algodão para tentar removê-las. Em seguida, use um pano úmido na região onde o produto foi aplicado.

Saiba mais: Geladeira – cuidados ao limpar

Nunca use produtos abrasivos na sua limpeza.

Top