Como Limpar Livros Empoeirados

Os livros são os tesouros de muita gente, pois eles guardam histórias incríveis de romances, suspenses, dramas, poesia, ação, além de serem ótimos guias…

Os livros são os tesouros de muita gente, pois eles guardam histórias incríveis de romances, suspenses, dramas, poesia, ação, além de serem ótimos guias para a sua profissão. Por isso, eles têm um lugar privilegiado na casa dessas pessoas. Porém, os livros juntam muita poeira nas suas capas e nas suas folhas. Eles também juntam fungos, traças e mofo, o que pode ser prejudicial para a saúde dos moradores da casa.

Por isso, é preciso fazer uma limpeza na sua estante de livros pelos menos uma vez a cada 4 meses para que eles fiquem livres da poeira, dos fungos e das traças, podendo ser conservados por muito mais tempo e servirem de diversão, entretenimento e ensino para os seus filhos, netos e bisnetos.

Para limpar os livros empoeirados, retire todos os livros da sua estante, entretanto o procedimento deve ser feito em uma prateleira de cada vez, pois senão, você ficará perdida no meio de tantos livros.

Amontoe os livros na ordem em que foram retirados. Na prateleira, passe uma flanela umedecida com querosene para que as traças, os cupins os fungos e o mofo sejam totalmente retirados e não sejam ameaças aos seus livros. Em seguida, passe um pano seco para que não sobrem resquícios do produto químico, que pode danificar os seus objetos preciosos.

Manuseie cada livro com muito cuidado. Um a um, passe uma escova macia na parte de cima, nas laterais e na parte de baixo para tirar o pó que ficou sobre eles. Para tanto, segure o livro firmemente com uma das mãos para que ele não abra, o que causaria danos às suas páginas, passando a escova delicadamente. Depois, passe uma flanela seca por todo o livro, principalmente na capa.

Continuar Lendo  Filme: Homem-Aranha 4 Já Tem Data de Estréia

Para evitar que os seus livros criem bolor, passe um pouco de essência de alfazema na flanela usada para limpá-los. No entanto, evite qualquer outro produto químico nos livros, pois eles podem diminuir a vida útil deles.

A única exceção é se a capa do livro for feita de couro. Essa capa deve ser limpa com uma flanela umedecida em vinagre ou em óleo de linhaça, que seria a melhor opção. Desse modo, os seus livros com capa de couro ficarão protegidos da poeira e dos fungos. Em seguida, passe um pano seco para lustrar as suas capas de couro.

Por fim, antes de recolocar os livros nas prateleiras, abra as suas páginas para que elas sejam arejadas.

Agora, basta colocar os seus livros na prateleira, um por um, delicadamente. Lembre-se que os livros devem ficar sempre na posição vertical, formando um ângulo de 90º com a parte inferior da prateleira. Não coloque muitos livros em uma prateleira de modo que eles fiquem apertados. O ideal é que você consiga tirar o livro sem machucá-lo, ou seja, sem esforço.

Os livros são objetos muito valiosos, pois eles guardam informações e histórias inesquecíveis. Por isso, devem ser tratados com muito amor e carinho. Para tanto, saiba como limpar livros empoeirados sem prejudicá-los. Assim, eles durarão longos anos e poderão ser usados por várias gerações da sua família.

Top