Editorial MDT 14/07/2013 Beleza

Em geral, as pessoas costumam usar pentes e escovas de cabelo, não se preocupando muito com a sua limpeza. Quando percebem que existem muitos fios de cabelo emaranhados, forçam violentamente as cerdas do acessório, tirando tudo de uma só vez. Pensam, então, que basta fazer apenas isso, de vez em quando. Mas não é bem assim. Além da necessidade de remover os fios acumulados, também é preciso limpar as escovas de cabelo, lavando-as e desinfetando-as.

O ideal é remover os fios de cabelo, assim que a escova for usada (Foto: Divulgação)

O uso contínuo de todos os tipos de escovas de cabelo faz com que as suas cerdas, bem como os espacinhos entre elas, fiquem com vestígios de cosméticos acumulados, oleosidade, umidade e poeira. Isso favorece o aparecimento de bactérias e fungos, que podem atacar o couro cabeludo, prejudicando a sua saúde. Portanto, veja como limpar escovas de cabelo, a seguir.

Limpeza diária, semanal ou quinzenal

O correto, para que as escovas e pentes de cabelo mantenham-se limpas e preservadas é começar com a limpeza diária, removendo os fios emaranhados. Esta é uma medida que, inclusive, conserva por muito mais tempo os produtos com cerdas delicadas. É muito melhor retirar os fios, com delicadeza, toda vez que o acessório for usado, do que esperar que um monte de cabelos se acumule, dificultando a sua remoção.

Caso os cabelos tenham se acumulado demais, use um pente simples e com cerdas duras para removê-los. Se houver poeira, entre as cerdas, aproveite para limpá-las, usando um pano úmido ou, caso sejam espaços muito estreitos, use uma escova de dentes velha, especialmente reservada para isso.

A higienização mais profunda é importante (Foto: Divulgação)

Ao menos a cada 15 dias, é indicado lavar as escovas de cabelo. Qualquer modelo pode passar pela lavagem, desde que seja em água corrente e que não fiquem de molho (no caso das escovas com almofadinhas ou as metalizadas, que podem oxidar). A lavagem deve ser feita com xampu ou sabonete neutro, usando-se uma escovinha para isso. Caso não queira lavá-las, você também pode usar um pano levemente umedecido, com um pouco do produto neutro.

Para secar as escovas de cabelo, procure não usar métodos que acelerem essa etapa, como o secador. Prefira que elas sequem, de forma natural. Caso não resista à secagem rápida, então procure usar o jato frio do secador.

Limpeza profunda

Todos os tipos de escova precisam ser higienizadas, mesmo que seja de forma mais simples (Foto: Divulgação)

Para limpar profundamente as escovas de cabelo, é preciso deixá-las de molho, durante 30 minutos, numa solução com água morna e algumas gotinhas de água sanitária. Isso é muito eficaz para que as bactérias e fungos sejam eliminados. Ao retirar do molho, limpe os espaços entre as cerdas, retire tudo com água limpa e corrente e deixe que a escova seque, de forma natural. Este cuidado deve ser tomado, a cada 3 meses; porém, lembre-se: as escovas elétricas não podem passar pelos mesmos procedimentos de limpeza, com umidade.

Outros artigos

Unhas decoradas com caveiras passo a passo

05/12/2014

Unhas decoradas com caveiras passo a passo

Confira Unhas decoradas com caveiras passo a passo. As unhas estão ganhando decorações cada vez mais elaboradas e as caveiras são representadas nas unhas de inúmeras...

Quatro Dicas para Vender Bem o seu Produto

18/06/2011

Quatro Dicas para Vender Bem o seu Produto

Atualmente muitas pessoas estão trabalhando com vendas, e todos sabem que não é nada fácil vender, seja o que for afinal você tem que convencer o seu cliente que...

Dicas De Maquiagem Para Baile De Formatura

16/08/2011

Dicas De Maquiagem Para Baile De Formatura

A maquiagem para o baile de formatura é uma composição que precisa ser bem elaborada para destacar os traços mais bonitos do rosto feminino. Como se trata de um ...