Como limpar camurça?

A camurça pode ser usada na confecção de calçados, roupas, cintos, bolsas, carteiras e acessórios em geral. Ela é charmosa, moderna e confortável, por…

A camurça pode ser usada na confecção de calçados, roupas, cintos, bolsas, carteiras e acessórios em geral. Ela é charmosa, moderna e confortável, por isso tem todos os atributos para contribuir com o look. Embora seja um material completo e eficaz, alguns cuidados devem ser tomados para preservar a camurça em bom estado.

A camurça não pode ficar molhada e mancha com facilidade. (Foto:Divulgação)

Cuidados com a camurça

Diferente de outros materiais, a camurça preserva uma textura aveludada e um toque suave. Ela não é a opção mais indicada para quem procura uma superfície impermeabilizante, porém, pode marcar presença no guarda-roupa e ser usada tranquilamente no dia a dia.

A camurça também se destaca pelo fato de ser um tecido delicado e necessitar de cautela na limpeza. Caso a sujeira não seja removida corretamente, a peça pode sofrer com danos irreversíveis. O material tem alto poder de absorção e mancha com facilidade, por isso não é qualquer tipo de produto que tem a capacidade de limpá-lo.

A manutenção da camurça requer cuidados especiais, como guardar o material em local seco e bem longe da umidade. A pessoa também deve ter prudência para o uso, principalmente quando se trata de uma roupa ou um acessório. Como a camurça não gosta de água, ela não deve aparecer no look nos dias de chuva.

Saiba mais: Nobuck, como limpar

Não é recomendado usar peças de camurça quando se está chovendo. (Foto:Divulgação)

Limpeza da camurça: como fazer?

Diferentes técnicas caseiras podem ser colocadas em prática para limpar a peça de camurça. Veja a seguir algumas dicas para a limpeza deste material:

– Umedeça um pano com a solução de vinagre com água. Use a mistura para limpar delicadamente a camurça, sem deixá-la tão molhada. O vinagre tem grande poder para eliminar a sujeira e evapora rapidamente;

Leia Também:  As estrias e celulites das famosas: fotos

– Depois de aplicar a solução de vinagre e água, use uma escova com cerdas macias para esfregar a peça. Para que o sol não danifique o material, vale a pena deixar secar na sombra;

A mistura de água e vinagre é uma opção para a limpeza. (Foto:Divulgação)

– A solução de condicionador de cabelo com água também serve para limpar camurça, tanto clara como escura. Basta espalhar a mistura com os dedos, deixá-la agir por 10 minutos e depois removê-la com um pano úmido. Além de remover a sujeira, esta técnica caseira é capaz de hidratar o material;

– Em casos de camurça clara, como bege, branca e amarela, é recomendado usar uma borracha escolar para fazer a limpeza;

– A peça de camurça que está suja de lama ou poeira deve ser limpa com uma escovinha úmida. Depois, é recomendado secá-la com o ar quente do secador de cabelo.

Caso pessoa não queira colocar em risco a beleza de uma peça de camurça com técnicas caseiras, ela pode contratar os serviços de uma lavanderia para fazer a limpeza a seco.

Veja também: Sapatos de camurça: como cuidar

Top